Existe solução para adaptações live-action de animes?

Aconteceu de novo. Não foi a primeira vez e com certeza não será a última: adaptaram um anime para um filme live-action. A mais nova produção foi Fullmetal Alchemist, a animação que marcou a infância de muitos no passado, mas que hoje sua adaptação decepcionou ainda mais pessoas. O filme está disponível na Netflix, mas se eu fosse você, não me arriscaria. Talvez seja melhor dar uma conferida na nossa crítica antes.

Não é como se isso fosse alguma novidade, já que o Japão também adaptou Gantz, Another, Shingeki no Kyojin, Assassination Classroom, entre outros. Enquanto isso, os EUA foram ainda mais longe. Quem não se lembra de Dragon Ball: Evolution? Ghost in the Shell? E até mesmo o recente Death Note da Netflix?

Se você pensa que os executivos aprenderam com estes erros, está completamente enganado, pois outras obras já foram anunciadas. Entre elas estão Inuyashiki, Alita: Anjo de Combate, Akira, Your Name e Bleach, que recebeu um teaser recentemente. Assista abaixo:

Quando sai um trailer é sempre a mesma coisa. O sentimento de “agora vai” é inevitável, pois queremos torcer pelo melhor. Na nossa imaginação, acreditamos que se o anime é bom, em live-action será ainda melhor, mas dificilmente isso acontece. Dá pra contar nos dedos – de apenas uma mão – quantas adaptações deram certo, como o elogiado Samurai X.

Adaptar uma animação para os cinemas é algo muito complicado, e em alguns casos, praticamente impossível. Você consegue imaginar o cabelo do Yugi de Yu-Gi-Oh! em live-action? E a transformação Super Sayajin 3 de Dragon Ball Z? Este último caso até chegaram a fazer, e ficaria mais ou menos desse jeito aqui:

Viu só? Certas coisas não foram feitas para live-action

Mas se as chances são tão pequenas, por que ainda tentam? E por que nós ainda acreditamos?

Eu tenho uma solução que pode diminuir a quantidade de decepções daqui pra frente, e ela está ligada diretamente ao nosso hype. É simples: anunciaram um live-action novo? Saiu poster com visual, teaser, seja o que for, abaixe suas expectativas. Se você esperar o pior, as chances de se surpreender positivamente são bem altas.

Não importa se for uma produção japonesa, americana, o seu anime favorito ou algum que você nunca ouviu falar. Também não adianta pensar que só porque o anime não tem nada de sobrenatural ou fantasioso que pode dar certo. A estratégia psicológica é tentar zerar seu hype para qualquer produção que for anunciada. Se o filme for ruim, não vai ser nenhuma novidade; mas se ele for bom, você sai no lucro.

A próxima estreia é Inuyashiki, que chega em abril aos cinemas japoneses. Os atores foram bem escalados, a trama parece ser fiel à obra original e os efeitos visuais estão acima da média. Saiu até um trailer na última semana:

Lembre-se da regra de abaixar as expectativas e esperar o pior deste filme. Se tudo der certo, essa pode ser uma das melhores adaptações de uma obra japonesa para o cinema. Caso algo dê errado, às vezes é melhor só assistir ao anime.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search