10 filmes para assistir no Natal

Não se preocupe, não vamos começar este texto com “Então é Natal”. Mas é aquele negócio: realmente é Natal, uma das datas mais celebradas do ano.

Então, para não deixar que a data passe despercebida, fizemos uma lista de filmes de temática natalina (ou que só se passam na época). Afinal, um bom filme é uma companhia tão bem-vinda quanto qualquer familiar (quando não é mais).

Homem de Ferro 3 (2013)

Direção: Shane Black

Nada melhor do que um filme de super-herói para começar o feriado. Homem de Ferro 3 é um filme que, apesar de mal-visto por alguns fãs, tem muito a dizer sobre a ideia de terror que temos atualmente, fortificada pela mídia. O que isso tem a ver com o Natal? Bom, o filme se passa nessa época. Então, o que temos aqui é uma crítica social contundente, com um clima natalino para dar uma quebrada. Uma boa pedida, não?

Batman – O Retorno (1992)

Direção: Tim Burton

Mas se você preferir passar o Natal com outro super-herói milionário, você pode trocar o Homem de Ferro pelo Batman, com seu segundo filme dirigido pelo Tim Burton. Nesta sequência do clássico de 1989, Batman deve enfrentar os vilões Pinguim e Mulher-Gato, que estão estragando a linda festa de Natal da pacata (sqn) Gotham City. Há muito para se gostar aqui, principalmente o design de produção, que conseguiu inserir a temática circense (da gangue do Pinguim) na ambientação natalina da cidade. É um jeito diferente de comemorar o Natal, e por isso que é tão legal.

Um Herói de Brinquedo (1996)

Direção: Brian Levant

Se você estava vivo nos anos 90, com certeza assistiu muito O Herói de Brinquedo, já que o filme reprisava sempre na Sessão da Tarde nesta época do ano. Protagonizado por Arnold Schwarzenegger, ele conta a história de um pai que faz de tudo para dar um presente de Natal ao filho, mas o brinquedo havia acabado no estoque. É um excelente filme para se divertir em família.

Duro de Matar (1988)

Direção: John McTiernan

Talvez o filme natalino menos visto como um filme natalino desta lista, Duro de Matar conta com cenas de ação intensas, diálogos marcantes e (talvez) as melhores atuações de Bruce Willis e Alan Rickman. O pretexto para assisti-lo? Bom, acredite se quiser, mas a história é sobre uma festa de Natal que dá muito errado (e põe errado nisso). Se você ainda não viu esse clássico, agora é um boa hora.

Esqueceram de Mim (1990)

Direção: Chris Columbus

Que tal mais um clássico de Sessão da Tarde para alegrar sua noite natalina? Esqueceram de Mim conta com uma premissa simples, que provavelmente aterrorizou boa parte das crianças que o viram. Afinal, o que fazer quando sua família te deixa sozinho no Natal, enquanto uma dupla de assaltantes quer invadir sua casa? Bom, o jovem Kevin McCallister parece ter lidado muito bem com a situação.

Noite de Ano Novo (2011)

Direção: Garry Marshall

Mesmo que não se passe no dia 25, Noite de Ano Novo também merece ser lembrado na lista como um filme para se assistir no fim de ano. Ele tem como proposta apresentar várias histórias paralelas que se passam em Nova York, todas no mesmo dia: 31 de dezembro. Vale destacar seu grande elenco, que conta com Zac Efron, Ashton Kutcher, Robert De Niro, Lea Michele, Michelle Pfeiffer, Jessica Biel, Halle Berry e até Jon Bon Jovi.

O Natal dos Coopers (2015)

Direção: Jessie Nelson

Seguindo a mesma linha do filme anterior, dessa vez o foco é a família Cooper, também contando com a trajetória de cada membro até sua reunião no dia 25 de dezembro. O elenco também é um destaque, contando com nomes como Diane Keaton, Olivia Wilde, John Goodman, Amanda Seyfried, Marisa Tomei, Ed Helms, Alan Arkin, Anthony Mackie e Steve Martin.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Direção: Henry Selick

Taí um filme que dá para ver tanto no Halloween quanto no Natal… e durante o resto do ano também, porque vamos combinar, O Estranho Mundo de Jack é sempre uma boa pedida. Mas há poucas maneiras melhores de se passar o Natal do que vendo um esqueleto fantasiado de Papai Noel cantando, não é mesmo?

Carol (2015)

Direção: Todd Haynes

Os românticos de plantão sabem que o Natal também é tempo para se apaixonar. Um filme que mostra isso é Carol, de Todd Haynes. Na trama, uma mãe se apaixona pela atendente da loja em que vai para comprar presentes para os filhos. A partir daí, uma linda história de amor se desenvolve – mas não sem muita luta. O longa foi elogiadíssimo pela crítica, com destaque para as atuações de Cate Blanchett e Rooney Mara, que fazem o casal protagonista.

Perfeita é a Mãe 2 (2017)

Direção: Jon Lucas e Scott Moore

Por fim, não poderíamos deixar de falar de uma estreia de 2017: Perfeita é a Mãe 2. A sequência tem como pano de fundo a pressão sobre as mães para preparar o melhor Natal de todos. O filme mantém a comédia adulta e desbocada e ainda consegue passar uma mensagem bonita de fim de ano. Leia nossa crítica.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search