20 franquias populares da década de 1980 que estão de volta

Os anos 1980 trouxeram filmes que marcaram aquela geração e seguem inspirando novas histórias. Foi nessa época que nasceram diversos clássicos, referenciados até hoje em diversas produções, e que estão literalmente voltando para as telonas. Entre continuações, spin-offs e remakes, separamos abaixo 20 franquias que ganharam novas versões, apostando na nostalgia dos fãs.

O Iluminado

Depois de contar com homenagens e referências em filmes atuais, como Jogador Nº 1 e It – Capítulo Dois, O Iluminado (1984) terá uma sequência. Baseado no livro homônimo de Stephen King, a história acompanha uma versão adulta de Danny Torrance, vivido por Ewan McGregor. A estreia acontece no dia 7 de novembro.

Cemitério Maldito

Outra adaptação de Stephen King que voltou aos cinemas é Cemitério Maldito, num remake em maio deste ano. A nova versão não comete os mesmos erros do original, resultando em um terror bem executado, mas ainda deixa a sensação de potencial desperdiçado. Para ler nossa crítica completa, clique aqui.

Halloween

Apesar do primeiro filme ser lançado em 1978, Halloween é uma das principais franquias de terror dos anos 1980, com quatro longas nesse período. Ele foi responsável por inspirar diversas produções do gênero e ficou marcado, principalmente, pela figura do serial killer Michael Myers e pela trilha sonora de John Carpenter, criador da série de filmes. A produção mais recente é de 2018, contando com a volta de Jamie Lee Curtis como Laurie Strode e ignorando todas as continuações. O retorno da franquia deu tão certo que estão previstas mais duas sequências para 2020 e 2021.

Brinquedo Assassino

Ainda no gênero terror, outra franquia bem sucedida na época que lançou foi Brinquedo Assassino (1988), fazendo com que boa parte das crianças – e adultos – ficassem com medo de Chucky. A série ainda rendeu mais seis continuações, que foram se perdendo com o tempo – até chegar o reboot, lançado este ano. Desta vez, o boneco Buddy tinha uma pegada mais Black Mirror, explorando a inteligência artificial ao invés de espíritos. Leia nossa crítica completa clicando aqui.

Os Caça-Fantasmas

Se aparecer algum fantasma, para quem você liga? Pode ser para os Caça-Fantasmas, porque eles estão de volta. A franquia ganhou dois filmes nos anos 1980 e ficou na geladeira até 2016, quando foi lançada uma versão com protagonistas femininas. Porém, a continuação decidiu ignorar os eventos do último longa e será uma sequência direta de Os Caça-Fantasmas 2 (1989), se passando 31 anos depois. O elenco terá a volta de Bill Murray e Dan Aykroyd, além de contar com Paul Rudd e Finn Wolfhard. A estreia está prevista para 20 de agosto de 2020.

Um Príncipe em Nova York

Indo para o lado da comédia, outra produção que chega no próximo ano é a sequência de Um Príncipe em Nova York (1988), trazendo o retorno dos personagens icônicos vividos por Eddie Murphy, Arsenio Hall, James Earl Jones e outros. Já entre os novos nomes estão Leslie Jones e Wesley Snipes, que vai interpretar o antagonista da trama. Desta vez, Akeem volta para os EUA ao descobrir que tem um filho, herdeiro de Zamunda. O filme chega aos cinemas no dia 18 de dezembro de 2020, nos EUA.

Bill & Ted

Depois de dois filmes em 1989 e 1991, Keanu Reeves e Alex Winter estão de volta para a sequência de Bill & Ted, que agora têm cinquenta anos e se aventurarão com suas filhas. Quem também retorna são os roteiristas Chris Matheson e Ed Solomon, retomando a profecia de que os personagens salvariam o mundo através da música. O lançamento está previsto para 21 de agosto de 2020, nos EUA.

Férias Frustradas

Um clássico da Sessão da Tarde dos anos 1980 que teve uma nova versão nos cinemas foi Férias Frustradas (1983). Suas sequências foram Férias Frustradas na Europa (1985), Férias Frustradas de Natal (1989), Férias Frustradas em Vegas (1997) e Férias Frustradas de Natal 2 (2003) – o único sem a presença de Chevy Chase e Beverly D’Angelo. O filme de 2015 acompanha o filho do protagonista – vivido por Ed Helms – levando sua família em uma viagem de férias.

Star Wars

Quem também não poderia ficar de fora da lista é Star Wars, que já conta com nove filmes da franquia principal, com o último capítulo previsto para o final do ano. A primeira trilogia começou em 1977 com Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, mas suas sequências Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983) consagraram a franquia nos anos 1980, se tornando uma das principais referências quando falamos de aventuras espaciais. Star Wars IX: A Ascensão Skywalker chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de dezembro de 2019.

Star Trek

Outro representando a ficção-científica é Star Trek, que está na ativa até hoje com suas séries. Nos cinemas, o primeiro longa foi lançado em 1979, com sequências em 1982, 1984, 1986, 1989 e 1991. Ainda tiveram mais quatro filmes em 1994, 1996, 1998 e 2002 (estrelados por Patrick Stewart) até a franquia receber um reboot dirigido por J.J. Abrams. O projeto deu certo e rendeu duas sequências: Star Trek: Além da Escuridão (2013) e Star Trek: Sem Fronteiras (2016). Ainda não está confirmado se a continuação vai acontecer. Lembrando que Quentin Tarantino também deve dirigir um filme da franquia.

Duna

Já entre os cults que estão voltando, temos Duna, remake do clássico de 1984, baseado no livro homônimo de Frank Herbert. A direção é de Denis Villeneuve e com grande elenco: Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgard, Dave Bautista, Zendaya, Jason Momoa, Javier Bardem e outros. Desta vez, a história será dividida em dois filmes, com o primeiro cobrindo a primeira metade do romance. Ele está previsto para 20 de novembro de 2020, nos EUA.

Blade Runner

Villeneuve está de volta na nossa lista, já que ele teve a difícil missão de dirigir Blade Runner 2049, sequência do clássico de 1982, ambientado 30 anos depois. Ele teve o retorno de Harrison Ford, assim como contou com a presença de Ryan Gosling, Ana de Armas e Jared Leto no elenco. Os destaques ficam para o suspense criado pelo diretor e a qualidade técnica, rendendo as estatuetas de Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Especiais no Oscar 2018. Confira nossa crítica completa aqui.

Alien

Com o primeiro filme lançado em 1979, e mais três nos anos 1986, 1992 e 1997, Alien é mais uma daquelas franquias que ficou bastante tempo nos cinemas. Depois de dirigir o primeiro longa, Ridley Scott voltou para dois prequels que exploram a origem das criaturas: Prometheus (2012) e Alien: Covenant (2017). Por enquanto não se sabe os próximos passos da franquia, mas fique ligado no site para acompanhar as novidades.

Predador

Assim como Alien, o Predador também é outra criatura da década de 80 que fez muito sucesso e rendeu diversas continuações até os dias de hoje (tanto que os dois têm até filmes crossover). Depois de estrear em 1987, estrelado por Arnold Schwarzenegger, tivemos mais quatro longas até ser lançado um reboot em 2018. Com um roteiro fraco e uma trama confusa, o projeto não foi o suficiente para ressuscitar a franquia. Mesmo com um gancho no final, não há indícios de uma sequência. Confira nossa crítica completa clicando aqui.

Robocop

A franquia Robocop teve início em 1987, se tornando um personagem icônico da época. Suas sequências chegaram em 1990 e 1993, até que o cineasta brasileiro José Padilha, conhecido por Tropa de Elite, foi escolhido para dirigir o remake de 2014, desta vez estrelado por Joel Kinnaman e com a participação de Samuel L. Jackson e Michael Keaton. A produção não rendeu o retorno esperado e, por enquanto, não há planos para novos filmes do policial do futuro.

Top Gun

Top Gun, de 1986, é um daqueles filmes que marcam toda uma geração. Agora, em 2020, o longa deve pegar em cheio os nostálgicos da época, como é visto no trailer. Tom Cruise estará de volta no papel de Maverick para continuar a história do protagonista, portanto, podemos esperar cenas de voo de tirar o fôlego. A estreia está prevista para 26 de junho de 2020, nos EUA.

Duro de Matar

Um dos melhores filmes de Natal da década de 1980, Duro de Matar (1988) marcou o início da trajetória de Bruce Willis como John McClane. Em seguida, foram lançadas quatro sequências, em 1990, 1995, 2007 e 2013. Porém, sua trajetória não termina por aí, já que há planos para um novo título da franquia.

Inicialmente, a ideia era fazer um filme que mostrasse um John McClane mais novo, mas o projeto passou a ser incerto após a compra da 20th Century Fox pela Disney. Porém, a empresa ainda pretende recomeçar a franquia com um reboot e um novo roteiro. Por enquanto não há nada confirmado, então fique ligado no site para novidades.

O Exterminador do Futuro

A franquia O Exterminador do Futuro retorna aos cinemas para o sexto filme. O elenco terá a volta de Linda Hamilton e Arnold Schwarzenegger, além de James Cameron, diretor do primeiro longa, na produção. Desta vez, só serão considerados os eventos dos dois primeiros filmes, de 1984 e 1991. Destino Sombrio chega aos cinemas brasileiros no dia 31 de outubro.

Rocky

Rocky é um das principais franquias da carreira de Sylvester Stallone, que imortalizou o personagem nos cinemas. O lutador transcendeu gerações, com dois filmes nos anos 70 – Rocky (1976) e Rocky II (1979) -, mais dois na década de 80 – Rocky III (1982) e Rocky IV (1985) -, Rocky V em 1990 e, finalmente, Rocky Balboa (2006), nos anos 2000.

Porém, a franquia não parou por aí, dando continuidade com um novo protagonista, em 2015: Adonis Creed (Michael B. Jordan), filho do lutador Apollo Creed. O resultado deu tão certo que ganhou uma sequência no início deste ano, tendo fortes ligações com o quarto longa, trazendo de volta o personagem Ivan Drago (Dolph Lundgren). Leia a nossa crítica completa aqui. Vale lembrar que Creed 3 está confirmado, ainda sem data de lançamento, marcando a última vez que Stallone interpretará Rocky Balboa.

Rambo

Por fim, um dos casos mais recentes foi Rambo, que chegou aos cinemas na última semana com o quinto filme da franquia. Agora, depois de voltar a ter uma vida tranquila nos EUA, o ex-combatente precisa voltar a colocar em prática tudo que aprendeu na guerra. O longa tem o retorno de Sylvester Stallone e conta com um encerramento poético e violento. Você pode conferir nossa crítica completa, clicando aqui.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search