Afinal de contas, onde está a Joia da Alma?

O texto abaixo pode conter spoilers de Vingadores: Guerra Infinita. Leia por sua conta e risco.

Já faz algum tempo que Pantera Negra está em cartaz nos cinemas. O filme agradou à crítica, ao público, está quase fazendo US$ 1 bilhão mundialmente, mas tem uma coisa que muitos esperavam e acabou não acontecendo. Agora que todos tiveram tempo de assisti-lo, podemos discutir sobre uma das questões ainda não resolvidas no universo cinematográfico da Marvel: Onde está a joia da alma?

No final do ano passado, tivemos o primeiro trailer de Vingadores: Guerra Infinita. Uma das coisas que chamou a atenção de todos foi o ataque do exército de Thanos em Wakanda e, obviamente, ele teria um bom motivo para aquilo. As primeiras especulações apontavam para o fato do país africano ser uma grande potência mundial, então fazia sentido enfraquecê-lo como tática de guerra. Porém, outro motivo fez parecer a invasão ainda mais óbvia: Wakanda escondia uma das joias do infinito.

Este rumor tinha como referência uma das falas de T’Challa em Guerra Civil, após a morte de seu pai, justificando o poder da joia:

“Na minha cultura, a morte não é o fim. É como se fosse um ponto de partida. Você alcança com as duas mãos e Bast e Sekhmet, eles te levam à savana verde onde você pode correr para sempre.”

O dia 14 de fevereiro chegou. Assistimos ao Pantera Negra, mas nada de joia. Nem em uma cena pós-crédito ou easter egg. Com isso, algumas questões ficaram soltas, mas foram respondidas recentemente através de entrevistas à revista EW.

Por que Thanos está atacando Wakanda?

Como você já deve saber, Visão está com uma das joias do infinito em sua testa – a joia da mente. Thanos foi à Terra para capturá-la, mas Steve Rogers decidiu levá-lo até Wakanda para protegê-lo. Portanto, o motivo do ataque ao país africano é Visão e não a joia da alma.

Então onde está a Joia da Alma?

De acordo com a hq de prelúdio de Vingadores: Guerra Infinita, esta joia pode ser a maior ameaça de todas. E, segundo algumas teorias, ela inclusive já foi revelada. Não estou falando das especulações envolvendo Adam Warlock ou Heimdall, mas sim daquele planeta que aparece no início do trailer de Guerra Infinita.

Segundo uma teoria do Screen Rant, o próprio planeta pode ser a Joia da Alma, e é nele que acontecerá a batalha final. Isso explicaria o tom alaranjado das cenas do trailer e até mesmo o material promocional do filme – como o próprio título – remetendo a cor da joia.

Ela tem o poder de controlar os vivos e os mortos através de suas almas, sendo possível trazer alguém de volta à vida. Porém, a própria joia anseia por almas, absorvendo e levando-as para um outro mundo: o tal Soul World.

O conceito de Soul World foi apresentado na hq Guardiões da Galáxia #150

Além disso, vale lembrar que Tony Stark terá uma ligação forte com esta joia. Isso foi reafirmado por um poster com os seis heróis principais, que você confere abaixo:

A imagem remete à primeira aparição de cada joia nos filmes da Marvel Studios:

  • Joia do espaço – Capitão América: O Primeiro Vingador;
  • Joia do poder – Guardiões da Galáxia;
  • Joia do tempo – Doutor Estranho;
  • Joia da realidade – Thor: O Mundo Sombrio;
  • Joia da mente – Vingadores: Era de Ultron;

Logo, nada mais justo que a última apareça em Vingadores: Guerra Infinita e esteja relacionada a Tony Stark.

Acha que a teoria faz sentido ou é furada? Onde você acha que pode estar a Joia da Alma? Provavelmente só descobriremos no dia 26 de abril.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search