As adaptações de videogame para os cinemas que estão em desenvolvimento

Depois do recente sucesso de Sonic: O Filme, decidimos fazer uma pesquisa para descobrir quais outros projetos baseados em jogos de videogame serão lançados nos próximos anos. Há produções previstas ainda para este ano, como Monster Hunter e The Division, assim como outras que estão enrolando durante anos, mas ainda podem sair do papel. Confira a lista abaixo:

Monster Hunter

Como o próprio título já diz, na famosa franquia da Capcom o jogador se torna um caçador de monstros em um mundo de fantasia. A versão para os cinemas contará com criaturas de toda a série, com destaque para Monster Hunter World. Ela terá direção de Paul W. Anderson e será estrelada por Milla Jovovich, dupla responsável pela adaptação de Resident Evil. O elenco ainda conta com Meagan Good, T.I.Diego Boneta, Tony Jaa e Ron Perlman. O filme estreia no dia 4 de setembro de 2020.

Without Remorse/Rainbow Six

Previsto para 18 de setembro deste ano, o filme Without Remorse, da Paramount Pictures, será estrelado por Michael B. Jordan como John Clark. A direção é de Stefano Sollima. A empresa ainda está desenvolvendo uma adaptação de Rainbow Six, ainda sem previsão de lançamento, e planeja criar um universo com as propriedades de Tom Clancy.

The Division

Anunciado durante o painel da Ubisoft na E3 2019, o filme de The Division será dirigido por David Leitch, e estrelado por Jessica Chastain e Jake Gyllenhaal. O filme chega ainda este ano na Netflix.

Mortal Kombat

Depois de dois filmes nos anos 1990, Mortal Kombat está voltando aos cinemas com direção de Simon McQuoid e produção de James Wan. O elenco terá Joe Taslim (Sub-Zero)Ludi Lin (Liu Kang)Sisi Stringer (Mileena), Mehcad Brooks (Jackson “Jax” Bridges), Tadanobu Asano (Raiden), Jessica McNamee (Sonya Blade), Josh Lawson (Kano)Chin Han (Shang Tsung) e Hiroyuki Sanada (Scorpion). O longa chega aos cinemas no dia 15 de janeiro de 2021, nos EUA.

Uncharted

Depois de tantas mudanças e atrasos ao longo dos anos, parece que a adaptação da franquia Uncharted para os cinemas finalmente vai acontecer. A produção mostrará o protagonista mais jovem, com inspiração em Uncharted 4. Estrelado por Tom Holland (Nathan Drake) e Mark Wahlberg (Victor “Sully” Sullivan), o longa começa suas filmagens nas próximas semanas, ainda sem diretor confirmado oficialmente (rumores apontam Ruben Fleischer). A estreia está prevista para março de 2021.

Tomb Raider 2

Depois de dois filmes estrelados por Angelina Jolie no início dos anos 2000, Tomb Raider ganhou um reboot em 2018, mais fiel aos jogos recentes, com Alicia Vikander. A atriz retorna ao papel para a sequência, prevista para 19 de março de 2021. A direção é de Ben Wheatley.

Minecraft

Warner Bros adquiriu os direitos para produzir um filme do jogo em 2014. A versão para os cinemas será escrita por Allison Schroeder (Frozen 2Estrelas Além do Tempo) e dirigida por Peter Sollett. O projeto está previsto para 4 de março de 2022.

Super Mario

O famoso encanador da Nintendo ganhará uma animação prevista para 2022. Ela será produzida em parceria com a Illumination (Meu Malvado Favorito).

Detetive Pikachu 2

Depois do sucesso de Pokémon: Detetive Pikachu, em 2019, a sequência logo foi confirmada. O roteiro é de Oren Uziel, enquanto Rob Letterman ainda não tem seu retorno confirmado oficialmente.

Carmen Sandiego

Além da série animada da personagem, a Netflix também pretende lançar um filme live-action, estrelado por Gina Rodriguez. O roteiro é de Mark Perez (A Noite do Jogo). O longa ainda não encontrou seu diretor.

Rabbids

Lionsgate e a Ubisoft fizeram um acordo para produzir um filme dos Rabbids. O roteiro é de Matt SenreichTom Sheppard e Zeb Wellde, de Frango RobôTodd Strauss-Schulson está cotado para dirigir.

Metal Gear Solid

A franquia Metal Gear Solid também vai ganhar uma adaptação, mas sem envolvimento de Hideo Kojima, que deixou a Konami em 2015. Ela será uma nova história dentro do universo estabelecido pelos jogos. O diretor Jordan Vogt-Roberts revelou, em dezembro, que o roteiro está finalizado. Ainda não foi confirmado o elenco, mas Oscar Isaac já demonstrou interesse no papel principal.

Metro 2033

O escritor Dmitry Glukhovsky anunciou no ano passado que sua série de livros Metro 2033 ganhará uma versão para os cinemas prevista para 1º de janeiro de 2022. Vale lembrar que o filme adaptará os livros e não os jogos.

Mega Man

Mesmo depois da compra da Fox pela Disney, o filme do Mega Man ainda está nos planos da Capcom. Ele será produzido pela Chernin Entertainment e terá roteiro de Mattson Tomlin (The Batman). Ainda não há previsão de lançamento.

Splinter Cell

Além de Assassin’s Creed, a 20th Century Fox planeja um filme de Splinter Cell. Ele será estrelado por Tom Hardy, dirigido por Doug Liman e escrito por Frank John Hughes. A produção é de Basil Iwanyk.

Call of Duty

A série de jogos Call of Duty estava prevista para ganhar não só um filme, como um universo cinematográfico. Porém, recentemente, o diretor Stefano Sollima (Sicario: Terra de Ninguém) revelou que o longa não é mais uma prioridade para a Activision. O roteiro é escrito por Sollima e Scott Silver (Coringa), enquanto a produção é da Activision Blizzard Studios.

Borderlands

A adaptação para os cinemas do jogo da Gearbox Software ganhou seu diretor recentemente. Ele será Eli Roth conhecido por O Albergue e Cabana do Inferno. Já o roteiro será escrito por Craig Mazin, de Chernobyl. O projeto está sendo desenvolvido pela Arad Productions e Lionsgate.

Space Invaders

O filme de Space Invaders pela New Line será escrito por Greg Russo. A produção é de Akiva GoldsmanJoby Harold e Tory Tunnell. Não há previsão de lançamento.

F.E.A.R.

Outra produção da Warner Bros é F.E.A.R. O roteiro também será de Greg Russo. Não há previsão de lançamento.

Gears of War

Outro filme que está em desenvolvimento é uma adaptação de Gears of War. Mesmo que a produção tenha envolvimento de Rod Fergusson, diretor criativo de Gears 5, ela não deve seguir a história dos jogos. O ator Dave Bautista já demonstrou interesse em interpretar o protagonista, mas não há confirmação.

Saints Row

Outro projeto em andamento é uma adaptação cinematográfica de Saints Row. Ela será dirigida por F. Gary Gray (Straight Outta Compton, Velozes e Furiosos 8) e roteiro de Greg Russo. A ideia é que o filme comece uma franquia.

Resident Evil

Um reboot de Resident Evil está previsto para chegar aos cinemas pela Constantin Film, com produção de James Wan. O projeto será escrito e dirigido por Johannes Roberts (Medo Profundo). São previstos seis longas.

Fatal Frame/Silent Hill 3

O diretor Christophe Gans (Silent Hill) está trabalhando em uma versão cinematográfica de Fatal Frame. Além disso, ele também revelou que está no comando de um novo Silent Hill para os cinemas, depois dos filmes de 2006 e 2012.

Duke Nukem

Em 2018, os produtores Andrew Form e Brad Fuller confirmaram que John Cena seria o protagonista da adaptação de Duke Nukem para os cinemas. Porém, na época, eles não tinham um roteiro e estavam preocupados com o tom do longa. Até então, não houve mais nenhuma novidade.

Five Nights at Freddy’s

O famoso jogo de terror está em desenvolvimento pela Blumhouse. O último roteiro foi aprovado pelo produtor Jason Blum e pelo diretor Chris Columbus, mas não pelo criador do jogo, Scott Cawthon. Na época, Scott disse que faria o filme certo ou não faria filme algum. Desde então, não há novas informações.

Just Dance

No ano passado, a Screen Gems comprou os direitos para adaptar Just Dance para os cinemas. O filme segue em desenvolvimento, com produção de Will Gluck (A MentiraAmizade Colorida). Na época, a empresa estava em busca de roteiristas.

Sleeping Dogs

Desde 2017, há rumores de que o jogo Sleeping Dogs seria adaptado para os cinemas. O ator Donnie Yen afirmou, em 2018, que o projeto continua em desenvolvimento.

Werewolves Within

Como parte do programa Women’s Film and Television Fellowship, a Ubisoft anunciou, em 2018, que está desenvolvendo um filme live-action do título VR Werewolves Within. O longa será escrito por Mishna Wolff.

Monument Valley

Em 2018, foi anunciado que o jogo para celular Monument Valley, da Ustwo Games, vai receber uma adaptação cinematográfica dirigida por Patrick Osborne. O filme é uma parceria entre a Paramount Pictures e a Weed Road Pictures, de Akiva Goldsman. Ainda não foi escolhido um roteirista e não há previsão de lançamento.

Just Cause

O criador de John WickDerek Kolstad, vai adaptar os jogos de Just Cause para os cinemas. Os direitos do jogo foram comprados pela Constantin Film, que planeja criar uma nova franquia baseada nos jogos.

Firewatch

Em 2016, foi anunciado que a desenvolvedora Campo Santo fez uma parceria com a produtora Good Universe para a adaptação cinematográfica de Firewatch. Desde então, não foram reveladas novas informações.

Fruit Ninja

Em 2016, foi noticiado que o jogo para celular Fruit Ninja, da Halfbrick, ganharia uma comédia em live-action, mas não tivemos novidades desde então.

Half-Life/Portal

Também em 2016, J.J. Abrams confirmou que os filmes de Portal e Half-Life – ambos da Valve – ainda estão em desenvolvimento. Desde então, não tivemos mais notícias.

Shinobi

Ainda em 2016, foi noticiado que Marc Platt iria dirigir um filme de Shinobi, o clássico da SEGA. No anúncio, Platt disse que esperava que o filme honrasse a essência dos jogos. Entre outros projetos da parceria com a Stories International incluem Altered BeastRise of NightmaresStreets of RageCrazy TaxiVirtua Fighter e Golden Axe.

Missile Command/Centipede

Mais uma de 2016: foi anunciado que as produtoras Emmett/Furla/Oasis Films se juntaram para produzir filmes dos clássicos Missile Command Centipede, do Atari. Nenhuma informação foi divulgada depois disso.

Watch Dogs

Em 2013, foi anunciada uma parceria entre a Ubisoft e a Sony Pictures para produzir um filme de Watch Dogs. Desde então, a empresa reiterou o desenvolvimento em 2016, mas não tivemos mais notícias desde então.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

2 Comentários

  • Guilherme
    2 anos ago

    O filme do Mortal Kombat foi adiado pra 15 de janeiro de 2021

  • Gabriel Santos
    2 anos ago

    Valeu por avisar! Já fizemos a alteração

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search