Aves de Rapina | As referências e easter eggs do filme

Aves de Rapina finalmente chegou aos cinemas! Não poderia faltar referências e easter eggs no novo filme da DC Comics, já que a protagonista Arlequina (Margot Robbie) foi introduzida em Esquadrão Suicida, de David Ayer. Separamos abaixo uma lista com os principais detalhes do longa. Confira abaixo:

Bissexualidade

O filme abre com uma sequência animada onde a protagonista narra sua vida. Quando ela fala de seus romances antes de conhecer o Coringa, um deles foi com uma mulher, confirmando a bissexualidade da personagem. Nos quadrinhos, Arlequina e Hera Venenosa são um casal muito popular e o rosto feminino que aparece na animação se parece muito com a botânica Pamela Isley.

Esquadrão Suicida

Ainda no prelúdio animado, há um momento que representa o término de Coringa e Arlequina que remete a cenas de Esquadrão Suicida. Ele é uma mistura da cena em que a personagem cai do avião que está com o Coringa, indo direto para um tonel de produtos químicos da Ace Chemicals.

Roller Derby

Após terminar com Coringa, Arlequina entra para um time de Roller Derby, um esporte que envolve patinação no gelo. A ideia foi tirada da série de Harley Quinn publicada em 2013. Nela, a personagem se muda para Coney Island e começa a patinar.

Batman: The Animated Series

O uniforme que Arlequina usa no Roller Derby conta com uma pequena referência à origem da personagem. Ela usa o número “92”, que se refere ao ano de lançamento de Batman: The Animated Series – em 1992. Isso acontece no episódio 22 da primeira temporada, chamado “Joker’s Favor”.

Ace Chemicals

A fábrica de produção e tratamento de substâncias químicas em Gotham City também marca presença em outra cena icônica. Para representar o término com Coringa, Arlequina explode a Ace Chemicals. Neste momento, há um flashback na cabeça da personagem da sequência em que Harley prova seu amor para o vilão se jogando no tonel de produtos químicos.

Janus Corporation

Nos quadrinhos, Roman Sionis, o Máscara Negra, é dono da Janus Cosmetics. Já em Aves de Rapina, o personagem é expulso da Janus Corporation pela sua família. Esta não é a primeira vez que a empresa aparece, pois um prédio da Janus pode ser visto em Liga da Justiça, de 2017.

Bruce

Logo no início do filme, Arlequina compra uma hiena e dá a ela o nome de Bruce em homenagem ao milionário da família Wayne. Aparentemente, ela não sabe que ele também é o Batman. Nos quadrinhos, a personagem tem duas hienas chamadas Bud and Lou. Os nomes são em homenagem à dupla de comediantes dos anos 1950 Bud Abbott e Lou Costello.

Colar da Arlequina

A protagonista usa um colar com vários adereços – entre eles, o nome de Bruce, sua hiena.

Friends

A cena em que Arlequina está vendo um sanduíche de ovo é uma referência ao momento em que a prima de Monica e Ross aparece no episódio 19 da sétima temporada de Friends, chamado “The One with Ross and Monica’s Cousin”. Além da câmera lenta, ouvimos ao fundo a música “I’m gonna love you just a little bit more baby”, de Barry White.

Injustice

Durante a cena em que Arlequina vai até a delegacia de Gotham, ela está com uma roupa que lembra bastante a que ela usa na HQ Injustice: Year Two. Por baixo, a personagem esconde um armamento, tanto nos quadrinhos quanto no filme.

Tim Munroe

No filme, o ator Derek Wilson interpreta o detetive Tim Munroe, que teve uma breve participação nos quadrinhos. Ele era um policial corrupto que matou um órfão que estava sendo protegido por Hera Venenosa. Por conta disso, a vilã mata ele e seu parceiro. Isso acontece na edição 32 da HQ Gotham Central, de 2005.

Capitão Bumerangue

Depois de uma excelente sequência de ação envolvendo Arlequina e uns policiais na delegacia, ela vê um cartaz de procurado com o rosto do Capitão Bumerangue (Jai Courtney), membro do Esquadrão Suicida (2016). A protagonista ainda diz “Eu conheço esse cara!”, mostrando que Aves de Rapina se passa no mesmo universo do filme de David Ayer.

Jerry Robinson

Durante a cena em que Arlequina é interrogada por Máscara Negra, ela tenta convencer o vilão de que é boa em encontrar coisas. Ela diz, por exemplo, que ajudou Coringa a encontrar uma foto nua de Eleanor Roosevelt, que estava no ninho de um pássaro em Robinson Park. O parque, que também existe nos quadrinhos, é uma homenagem ao quadrinista Jerry Robinson, co-criador de Robin e Coringa.

Marilyn Monroe

Ainda na cena em que Arlequina está sendo interrogada por Máscara Negra, há um momento em que a personagem perde a consciência e se imagina em um musical cantando “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”. A cena é uma referência à performance de Marilyn Monroe em Os Homens Preferem as Loiras, de 1953.

Outra curiosidade interessante é que esta não é a primeira vez que Ewan McGregor aparece em uma sequência com a música “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”. O mesmo aconteceu em Moulin Rouge, de 2001.

Dinah Drake

O longa faz uma rápida menção à mãe da Canário Negro, que foi a versão original da personagem e se chama Dinah, assim como a filha. Ela foi criada por Robert Knighter e Carmine Infantino, estreando na HQ Flash Comics #86, de 1947.

Coringa

Apesar de Jared Leto não aparecer no filme diretamente, é possível ver um desenho do Coringa na casa de Arlequina. Aparentemente, ela o usa para praticar tiro ao alvo.

Looney Tunes

Na sequência em que Arlequina e Cassandra Cain estão na casa da protagonista, as duas assistem à Piu-Piu e Frajola na televisão. Também há uma fita VHS do Gaguinho em cima da TV. Além de fazer referência aos Looney Tunes, também é uma homenagem ao fato de que o filme se parece com um desenho animado em live-action.

Bernie

Além de uma hiena chamada Bruce, Arlequina tem um castor empalhado chamado Bernie. Nos quadrinhos, o animal é uma figura recorrente das histórias da personagem. Bernie pertencia ao primeiro amor de Harley, até que ela o roubou quando ele foi para uma prisão juvenil. Assim como no filme, nas HQs o animal também está morto, mas Arlequina o trata como se estivesse vivo.

Days of Our Lives

Enquanto Arlequina se prepara para a batalha final, uma cena de Days of Our Lives aparece na televisão de Renee Montoya. Nela vemos Arleen Sorkin como um arlequim, na sequência que serviu de inspiração para a criação de Arlequina. Inclusive, Sorkin foi a primeira pessoa a dar voz para Harley Quinn em Batman: The Animated Series.

Amusement Mile

Inspirado em Coney Island, o lugar que vemos no filme é a sede de Coringa e Arlequina em diferentes mídias, como videogames, séries e animações. Como exemplo, temos a localização no jogo do Batman da Telltale e em Arkham City.

Risada do Coringa

No esconderijo em Amusement Mile, é possível ver nas janelas as letras “haha” várias vezes. Elas se parecem com a tatuagem que o Coringa de Jared Leto tem no peito e fazem referência direta ao personagem.

Daddy’s Lil Monster

Na sequência que se passa em Amusement Mile, o grupo encontra uma mala com algumas coisas que pertenciam à Arlequina. Entre elas, está a blusa que a personagem usou em Esquadrão Suicida. Renee Montoya encontra a peça de roupa, mas a protagonista guarda dizendo que ainda tem um valor sentimental.

Taco de baseball

Não só a roupa de Esquadrão Suicida está de volta, como o famoso taco de baseball que a personagem carrega no filme. Desta vez, ele é usado por Canário Negro para enfrentar os capangas de Máscara Negra.

Marreta

Outra arma que está de volta é a marreta, que também marca presença no filme de David Ayer, apesar de não ser usada. Aqui, a protagonista faz bom uso dela, enfrentando os capangas de Máscara Negra em Amusement Mile.

Sociedade da Face Falsa

Os capangas de Máscara Negra usam diferentes máscaras exóticas. Elas fazem referência a sua equipe nos quadrinhos conhecida como a Sociedade da Face Falsa.

O grito da Canário

No clímax do filme, a personagem Canário Negro finalmente usa seu grito sonoro, chamado Canary Cry. A pose que a personagem faz quando o usa é muito semelhante à que sua personagem faz no jogo Injustice 2, da NetherRealm Studios.

Visual da Canário Negro

No final do filme, Canário Negro está usando um visual que remete à sua versão nos quadrinhos, incluindo a clássica meia arrastão, aqui usada nas mangas.

Visual da Caçadora

Assim como Canário Negro, a Caçadora também usa um uniforme que lembra sua versão na HQ. Aqui, ela inclusive usa uma máscara.

Batman

No final dos créditos do longa, Arlequina faz uma piada com o público por ter esperado até o final, mas decide recompensar contando um segredo do Batman. A frase é cortada no meio, mas tudo indica que ela diria “Batman f-“. Apesar de não ser confirmado o segredo do Homem-Morcego, na série animada de Harley Quinn, disponível no DC Universe, a protagonista sugere que Bruce Wayne tem uma relação muito íntima com morcegos.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search