Como Velozes e Furiosos 8 se tornou a maior abertura de bilheteria de todos os tempos

 

Recentemente tivemos a notícia de que Velozes e Furiosos 8, que recebeu o título de The Fate of Furious, se tornou a maior abertura mundial de bilheteria. O filme arrecadou 532,5 milhões de dólares, segundo o site Box Office Mojo, responsável por esses dados. Com isso, o longa superou grandes franquias, como Star Wars – O Despertar da Força, que fez 528,9 milhões de dólares e Jurassic World, com 525,5 milhões de dólares.

Por outro lado, se compararmos seu desempenho na América do Norte, seu oitavo filme arrecadou 100,2 milhões de dólares, abaixo dos 147,1 milhões da abertura que Velozes e Furiosos 7 fez, em 2015.

A maior parte da receita veio da China, que arrecadou 190 milhões de dólares. Com isso, Velozes e Furiosos 8 se tornou também a maior abertura de um filme de Hollywood no país.

Outros que contribuíram com esse número foram México (17,8 milhões de dólares), Reino Unido e Irlanda (17 milhões de dólares), Rússia (14,1 milhões de dólares), Alemanha (13,6 milhões de dólares) e até mesmo o Brasil (12,8 milhões de dólares). No total, o filme foi lançado em 63 mercados estrangeiros.

Com a proposta de se tornar uma franquia global, muitas mudanças aconteceram desde seu primeiro filme, em 2001. O que antes tinha como tema central as corridas de ruas ilegais, agora se tornou um dos maiores blockbusters do mundo.

Os filmes sempre buscam se superar em termos de grandiosidade e exagero, agradando cada vez mais o público que consome esse tipo de conteúdo, mas foi em Velozes e Furiosos 7 que houve uma consolidação no mercado, entrando para o seleto grupo que chegou na faixa de 1 bilhão de dólares. Esse aumento de popularidade e simpatia com o público refletiu nos números conquistados no último fim de semana.

Mesmo assim, o mercado chinês foi o grande responsável pelo feito, já que um dos maiores circuitos de salas fixas escuras do mundo está na China, com quase 40 mil até setembro do ano passado.

É perceptível que há alguns anos Hollywood se mostra dependente do mercado estrangeiro, principalmente a China. Filmes como Transformers: A Era da Extinção, Vingadores 2, Zootopia e Warcraft são alguns exemplos dos últimos anos. No caso de Warcraft, sua possível sequência pode ter foco exclusivo no mercado chinês. Das 18 produções que mais lucraram no país, 8 são americanas.

Essa dependência também pode ser vista em filmes como As Caça-Fantasmas ou Esquadrão Suicida, que tiveram uma bilheteria abaixo da esperada por não serem lançados no gigante asiático, que hoje já é o segundo maior mercado consumidor de cinema no mundo.

Velozes e Furiosos 8 estreou no dia 13 de abril aqui no Brasil e é possível que em breve já tenhamos notícia de sua sequência.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search