Festival do Rio | Edição comemorativa de 20 anos acontece em janeiro

Em um comunicado à imprensa, a organização do Festival do Rio anunciou uma mostra comemorativa dos 20 anos do evento. Chamado Festival do Rio 20 anos – Verão no MAM,  ele acontece entre os dias 21 e 31 de janeiro, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Todas as sessões contam com entrada gratuita e contarão com a presença de cineastas brasileiros e convidados da Alemanha.

A lista das produções nacionais confirmadas inclui clássicos que já foram exibidos no festival, como Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes; Saneamento Básico, de Jorge Furtado; O Som Ao Redor, de Kleber Mendonça FilhoÔnibus 174, de José Padilha; O Palhaço, de Selton Mello; e Estamira, de Marcos Prado.

A sessão de Pindorama, a verdadeira história dos sete anões terá a presença do diretor Roberto Berliner, já Casa de Areia conta com Andrucha Waddington. Saneamento Básico, de Jorge Furtado, terá uma sessão acessível com audiodescrição e legendas descritivas. O longa Índia, A Filha do Sol, filme de Fábio Barreto, será exibido em homenagem ao diretor que faleceu em 2019.

Além de clássicos nacionais, a programação também inclui uma mostra de filmes alemães “…and the winners are…”, que acontece em parceria com a Deutsche Filmakademie (Academia Alemã de Cinema) e o Goethe-Institut. Ela reúne produções de ficção e documentários que foram contemplados com o Prêmio de Cinema Alemão, o Lola e o First Steps Awards. Entre os destaques, estão Gungermann, de Andreas Dresen; e De pais e filhos – Os filhos do Califado, de Talal Derki. O festival ainda conta com a presença da atriz turca Almila Bagriacik, que interpreta Aynur Sürücü em Uma Mulher Extraordinária.

Confira a programação completa no site do MAM.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search