“LEGO Batman – O Filme” é uma homenagem à cultura pop
Depois de Uma Aventura Lego ter se saído muito bem por sua inovação e bom humor, a Warner Bros decidiu investir em um herói bem conhecido do público para sua segunda animação usando peças de montar: Lego Batman – O Filme. A proposta deste longa é muito interessante, pois tem como objetivo apresentar o universo de Batman para as crianças e não decepcionar os fãs de longa data do herói.
Em relação ao tema, o filme trata basicamente sobre relações pessoais. Temos um Batman que é adorado por todos, mas vive isolado na sua caverna sem família ou amigos. Além dessa questão, é abordado o questionamento de que um herói só existe se tiver um vilão.
O humor de LEGO Batman tem um ótimo timing, além de agradar não só as crianças, mas também os pais que as acompanham. Por exemplo, temos piadas “políticas” em relação a atual situação dos Estados Unidos que o público alvo do filme talvez não entenda.
Cena de Batman v Superman recriada em LEGO é apenas uma das referências do filmeQuanto aos fãs mais entusiasmados do homem-morcego, a quantidade de referências no filme deve agradar. Ele cita tanto as produções cinematográficas, como Batman v Superman e O Cavaleiro das Trevas, além de rir de si mesmo com piadas sobre “colocar vilões para enfrentar outros vilões” e a icônica série de TV exibida nos anos 60.
Além disso, os elementos dos quadrinhos da DC Comics também são homenageados. O longa apresenta personagens como Jin e Bárbara Gordon, Dick Grayson, a própria Liga da Justiça, o Asilo Arkham, a Fortaleza da Solidão de Superman e o conceito da Zona Fantasma, além da imensa galeria de vilões de Batman como Coringa, Arlequina, Pinguim, Charada, Bane, Duas Caras e muitos outros.
Não só os fãs de Batman sairão satisfeitos do cinema, como também os fãs de cultura pop em geral. O filme conta com vilões que vão desde Sauron, da franquia O Senhor dos Anéis até Voldemort, da saga Harry Potter. Tudo isso graças a Warner, que pôde reunir todo seu universo no mesmo filme.
Na história, Coringa é o responsável por trazer os vilões de outros universos para Gotham CityO Bruce Wayne feito de LEGO também conta com diversos trajes à sua disposição. Alguns mais cômicos e outros que apenas os verdadeiros fãs reconhecerão, como o uniforme do Batman do Futuro e até mesmo o de Night Wing, usado pelo próprio Robin em um momento mais “rebelde”.
A animação em si consegue superar a primeira produção em LEGO da Warner. Neste filme não vemos uma preocupação de seguir à risca para que tudo seja feito de LEGO, contando com uma pós-produção que deixa a animação com mais “cara de filme”. Ao mesmo tempo, as peças usadas estão mais bem trabalhadas, levando em conta os detalhes, sendo percebidos o material e até mesmo o tecido da capa dos heróis.
Como todo filme, LEGO Batman também tem uma mensagem a passar, e neste caso, a animação é engraçada nos momentos em que cabem um alívio cômico, mas também consegue ser séria e dramática quando precisa. A história diverte e emociona, buscando um novo público para a DC Comics nos cinemas e se tornando uma bela homenagem não só ao Batman, como também a toda cultura pop.
[youtube //www.youtube.com/watch?v=HoR_feoR3e4&w=560&h=315]
LEGO Batman – O Filme
Comentário do Crítico
LEGO Batman sabe rir de si mesmo, apostando em referências do herói em todas as mídias que já participou, principalmente o cinema. É um filme que deve agradar o público mais novo, mas não se esquece dos fãs de longa data.