Oscar 2021 | Academia altera regras da premiação por causa da pandemia de coronavírus

Hoje (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou mudanças no regulamento do Oscar 2021 por meio de seu site oficial.

Segundo a publicação, apenas para a 93ª edição, filmes que tiveram um lançamento nos cinemas planejado anteriormente, mas que foram disponibilizados em um serviço de streaming ou VOD, podem se qualificar na categoria de Melhor Filme. Para isso, o longa deve ser disponibilizado no site de streaming seguro somente para membros da Academy Screening Room no prazo de 60 dias após o lançamento. Ele também deve atender a todos os outros requisitos de elegibilidade.

A Academia também permite a isenção para filmes lançados por meio da plataforma online de um festival de cinema impactado pela pandemia. Para isso, deve ser enviada a comprovação da inclusão do longa no festival.

A medida acontece levando em conta que a pandemia de COVID-19 forçou o fechamento de todos os cinemas de Los Angeles desde 16 de março. Portanto, alguns filmes não conseguiriam cumprir com a exigência de serem exibidos em um cinema da cidade por pelo menos sete dias seguidos, três vezes ao dia.

“A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a pandemia historicamente trágica do COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seu trabalho ser visto e comemorado, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca”, disse o presidente da Academia, David Rubin, e o CEO, Dawn Hudson.

Em uma data posterior, quando os cinemas reabrirem, essa isenção de regras não será mais aplicada. A Academia também irá expandir o número de cinemas qualificados além de Los Angeles, incluindo outras áreas metropolitanas dos EUA.

Além disso, para o Oscar 2021, as categorias de Mixagem de Som e Edição de Som serão combinadas em um único prêmio de Melhor Som. Já na categoria Melhor Trilha Sonora Original, a produção deve ter, no mínimo, 60% de músicas originais. Para sequências e filmes de franquia, é exigido, pelo menos, 80%. Por fim, na categoria Melhor Filme Internacional, todos os membros elegíveis da Academia serão convidados a participar da rodada preliminar de votação.

A 93ª edição do Oscar está programada para o dia 28 de fevereiro de 2021.

  • Oscar 2021 | Premiação é adiada para abril | Trem do Hype
    2 anos ago

    […] Recentemente, a Academia também anunciou novas regras – saiba mais. […]

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search