Vingadores: Ultimato | 15 melhores momentos do longa (COM SPOILERS)

Com proporções gigantescas, Vingadores: Ultimato é uma verdadeira celebração desses 11 anos do Universo Cinematográfico Marvel. Através de despedidas, participações especiais, easter-eggs e referências, o longa não só homenageia os fãs, como também entrega momentos icônicos que ficarão marcados eternamente na memória de quem acompanhou todos esses filmes.

Assim, decidimos listar 15 melhores momentos dessa épica experiência. Uma lista difícil de definir, já que as quase 3 horas de filme apresentam vários detalhes surpreendentes e emocionantes. O critério foi feito por ordem de preferência. Então, confira os destaques no slide (passando para o lado). Obviamente, contém GRANDES SPOILERS:

15. Ronin

Apesar de Clint Barton não ter aparecido em Guerra Infinita, já se sabia que Ultimato traria graves consequências para o personagem. O filme começa justamente mostrando ele e sua família em um piquenique, com Barton passando os ensinamentos de arco e flecha para a filha. Porém, quando os efeitos do estalar de dedos do Thanos atingem eles, Clint aos poucos se desespera e se vê sozinho.

Esse fato leva ao momento marcante onde vemos que o Gavião Arqueiro se tornou Ronin: um justiceiro impiedoso, que mata por vingança. Quando Natasha vai ao seu encontro no Japão e ele se vira, percebemos na expressão de Jeremy Renner a dor imensa que consome Clint.

14. Homem de Ferro abraçando o Homem-Aranha

Esse é um trecho breve, mas com forte carga emocional. Em Guerra Infinita, quando Peter está nos braços de Tony se despedindo e some, a atuação de Tom Holland surpreendeu a todos. Então, quando vemos os personagens se reencontrando na batalha final de Ultimato, a emoção da cena é instantânea, principalmente porque o próprio Tony é quem toma a atitude de abraçar Peter.

13. O retorno do Homem-Formiga

Quando Homem-Formiga e a Vespa chegou aos cinemas, muito se especulou sobre como que o herói voltaria para o presente, sem a ajuda de Hope, Hank ou Janet. Teorias mirabolantes e ideias inimagináveis foram sugeridas pelos fãs, porém Ultimato resolveu isso da maneira mais simples possível: um rato acionou a máquina, tirando o herói do Reino Quântico. É uma situação absurda, mas extremamente engraçada pois o animalzinho foi peça fundamental para a salvação do universo.

12. Reencontro de Scott e Cassie

Logo depois de sair do Reino Quântico, Scott vaga pelas ruas desertas e nota que algo de errado aconteceu. Ele percebe que todos acham que ele morreu, pois vê seu nome em um dos túmulos do jardim, em homenagem aos desaparecidos pelo estalar de dedos. Scott corre para a casa da filha para mostrar que está vivo, porém nos surpreendemos junto do personagem: quando a porta se abre, vemos uma Cassie adolescente. Cinco anos se passaram, então o herói perdeu todo o crescimento da filha.

11. Família Stark

Depois que os heróis conseguem matar Thanos, a situação apocalíptica não se resolve e cada um segue o seu próprio caminho. Depois de cinco anos, descobrimos que Tony Stark teve uma filha com Pepper. Essa cena demonstra a escolha pessoal do personagem, preferindo viver uma vida tranquila e de paz em família, depois de tudo pelo que passou. O herói não tem mais o que fazer, somente seguir em frente e da melhor forma possível.

10. O sacrifício da Viúva Negra

Quando os heróis decidem voltar em acontecimentos passados para reverter o estalo, a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro ficam responsáveis por buscar a Joia da Alma - que, como já sabemos, está em Vormir. Lá, a dupla encontra o Caveira Vermelha, guardião do artefato. Ele conta para os personagens que uma vida precisa ser sacrificada para que a joia possa ser adquirida. Então, os amigos discutem sobre quem deve se sacrificar.

Acaba que os heróis não entram em acordo, e eles lutam entre si para resolver a situação. Quando ambos ficam presos no abismo, a Viúva olha para Clint e diz que não tem problema. Então, a heroína se joga, fazendo o público se despedir da eterna Vingadora (destaque para a dramática atuação de Scarlett Johansson).

9. Capitão vs Capitão

Toda a viagem no tempo dos Vingadores é deliciosa de se assistir. Relembrar cenas marcantes, filmes anteriores, personagens que já morreram... Mas alguns momentos realmente são surpreendentes. Por exemplo, quando o Capitão América encontra ele mesmo, na viagem por Os Vingadores.

Na cena, eles se enfrentam pois o Capitão do passado acredita que a sua figura do futuro seja, na verdade, o Loki disfarçado. Então, no momento em que a versão antiga parece vencer, Steve diz que Bucky está vivo, assustando o rival. Ele se aproveita da situação e dá um soco no Capitão, fazendo-o desmaiar.

8. "Hail Hydra"

Outro momento marcante da viagem no tempo também envolve o Capitão América. O herói fica responsável por buscar a Joia da Mente, que está no cetro de Loki. Mas, para isso, ele precisa convencer vários agentes da Hydra a entregá-la, pois a guardaram em uma mala.

A sequência não só referencia a cena do elevador de O Soldado Invernal, como também faz referência ao arco do Capitão América nos quadrinhos, em que a história é reescrita e ele acaba se tornando um agente da Hydra. E no filme, o herói diz "Hail Hydra!", convencendo seus rivais de que está do mesmo lado. Uma frase forte para ser ouvida da boca dele, já que a organização criminosa mudou todo o rumo de sua vida e do universo Marvel.

7. Girl Power

Se em Guerra Infinita já nos surpreendemos vendo a Viúva Negra, Okoye e Feiticeira Escarlate unidas para derrotar a Próxima Meia Noite, em Ultimato esse momento girl power foi elevado ao máximo. Durante a batalha final, assistimos a Capitã Marvel, Feiticeira Escarlate, Nebulosa, Vespa, Gamora, Valquíria, Okoye, Shuri, Mantis e Resgate se unirem para derrotar Thanos. Claro que ainda falta muito para o MCU dar a devida importância às suas heroínas (o filme da Capitã foi só o início disso), porém é inegável a força do momento. Só faltou a Viúva ali, mas sabemos o porquê de sua ausência...

6. Thor com o Mjölnir e Rompe-Tormentas

O arco de Thor é realmente inusitado nesse filme. Mesmo depois do herói finalmente arrancar a cabeça de Thanos, ele não se sente bem e se isola. Nos deparamos com ele bêbado, com uma barba gigante e tendo ganho muito peso. Apesar disso, ele não se deixa abalar e volta à ativa para salvar o universo. E, lá no final, o longa nos traz o excepcional momento em que o herói segura seu Mjölnir e Rompe-Tormentas, ao mesmo tempo. Uma verdadeira demonstração de todo o imenso poder do Deus do Trovão.

5. Capitão América digno

Em Vingadores: Era de Ultron, durante a brincadeira de quem conseguiria levantar o martelo do Thor, vimos que o Capitão conseguiu mexer levemente o Mjölnir - assustando o Deus do Trovão por um breve momento. Desde lá, sabíamos que o herói tinha a dignidade suficiente para levantar o objeto.

Então, Ultimato nos presenteia exatamente com isso: durante a batalha final, quando Thor está no chão e Thanos vai matá-lo, o Mjölnir começa a se mover e vai em direção a alguém. A câmera corta e vemos o Capitão imponente, segurando o martelo. Um momento digno de aplausos.

4. "Eu sou o Homem de Ferro"

Outro momento aplaudido nas salas de cinema. Durante a batalha final, quando parece que Thanos novamente vai triunfar, o Homem de Ferro vai até ele para tentar retirar a Manopla. O Titã Louco empurra o herói e quando tenta novamente estalar os dedos, nada acontece. Na verdade, Stark tirou as Joias do Infinito e colocou em sua própria Manopla. E antes de estalar, ele diz: "Eu sou o Homem de Ferro". Uma referência direta ao primeiro Homem de Ferro, quando o personagem revelou ao mundo ser a figura por trás da armadura.

3. A despedida do Capitão América

Muitos já esperavam que Ultimato traria o encerramento dos arcos dos principais heróis. Entretanto, ninguém estava preparado para a emocionante despedida do Capitão.

No final, ele fica responsável por voltar no tempo e colocar as Joias nos devidos lugares. Quando o Professor Hulk tenta trazê-lo de volta, o herói não retorna. Logo, Sam Wilson/Falcão vê uma figura idosa sentada perto do lago, que se trata do próprio Capitão velho. O herói decidiu ficar no passado e viver a vida que não teve, ao lado de Peggy. E vemos a aliança em seu dedo, mostrando que se casou com seu grande amor. Uma conclusão perfeita para o Capitão, que termina com ele dançando com Peggy - referenciando a promessa que fez em Capitão América: O Primeiro Vingador, antes de se sacrificar.

2. A morte e o funeral do Homem de Ferro

Nesse caso, decidimos juntar os dois momentos em um só. Lá em 2008, conhecemos Tony Stark como o gênio, playboy, bilionário e filantropo (palavras dele mesmo). Mais do que isso, o personagem era egoísta. Tanto que o Capitão sempre dizia que Stark não seria alguém que se sacrificaria por outros. A questão é que, ao longo de suas oito participações no MCU, vimos Stark mudar bastante e se tornar uma pessoa mais altruísta e generosa. Então, Ultimato encerra perfeitamente a jornada do personagem que começou todo o Universo Cinematográfico.

No momento mais tenso, o herói olha para o Doutor Estranho, que faz o gesto de que só existe uma possibilidade: o sacrifício dele. Logo, para salvar o universo, o Homem de Ferro estala os dedos. Só que ele não aguenta tanto poder, e aos poucos assistimos à sua morte. A cena é pura emoção para todos os fãs que acompanharam a trajetória do personagem, principalmente pela excelente atuação de Robert Downey Jr., ganhando mais intensidade quando vemos Peter Parker/Homem-Aranha se despedindo de seu mentor.

A cena do funeral também é marcante, justamente por todos os heróis aparecerem. É como se eles estivessem representando os próprios fãs se despedindo do herói. E sabe quem também aparece ali? Harley (Ty Simpkins), a criança que ajudou Tony na reativação de sua armadura, em Homem de Ferro 3. O próprio ator, agora com 17 anos, reprisou seu personagem. Um final perfeito para o herói, nos restando dizer: "Obrigado Homem de Ferro".

1. "Avante Vingadores!"

Mesmo com tantas homenagens, mortes e momentos impressionantes, nada se compara a ver todos os heróis (LITERALMENTE TODOS!) se unindo para a batalha final contra Thanos. Eles aparecendo, de um em um, através dos poderes dos Magos Supremos, é de fazer os olhos de qualquer fã brilharem. E quando o Capitão América diz a frase "Avante Vingadores!", a empolgação é imediata, principalmente por se tratar de uma fala que todos esperam desde Era de Ultron.

Não foi só uma cena que pulou diretamente dos quadrinhos, mas também a verdadeira celebração de todo um universo de filmes que marcou uma geração e que fez história no mundo do cinema. O grande ápice do trabalho da Marvel Studios.

 

Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas. Confira a nossa crítica sem spoilers, clicando aqui.

  • Vingadores: Ultimato | 15 referências ao próprio MCU (COM SPOILERS) | Trem do Hype
    3 anos ago

    […] – 15 Melhores Momentos do Longa (COM SPOILERS) – 52 spoilers fora de contexto […]

  • Vingadores: Ultimato | Thor lutaria contra ele mesmo em cena removida | Trem do Hype
    3 anos ago

    […] – 15 Melhores Momentos do Longa (COM SPOILERS) – 52 spoilers fora de contexto – 4 cameos além do Stan Lee – 15 referências ao próprio MCU (COM SPOILERS) – 14 referências aos quadrinhos […]

  • Vingadores: Ultimato | Ty Simpkins diz que adoraria interpretar o Rapaz de Ferro | Trem do Hype
    3 anos ago

    […] – 15 Melhores Momentos do Longa (COM SPOILERS) – 52 spoilers fora de contexto – 4 cameos além do Stan Lee – 15 referências ao próprio MCU (COM SPOILERS) – 14 referências aos quadrinhos […]

  • Vingadores: Ultimato | Vídeos trazem a equipe original falando da jornada de seus personagens
    3 anos ago

    […] – 15 Melhores Momentos do Longa (COM SPOILERS) – 52 spoilers fora de contexto – 4 cameos além do Stan Lee – 15 referências ao próprio MCU (COM SPOILERS) – 14 referências aos quadrinhos […]

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search