Crítica | Sonic Mania é o melhor jogo da franquia desde muito tempo

Depois de passar anos tentando reinventar os jogos de Sonic na plataforma 3D, a SEGA finalmente entendeu o que os fãs sempre gostaram, e decidiu voltar às origens. Para comemorar os 25 anos da franquia, a ideia era homenagear os títulos antigos e ainda criar coisas novas. Neste momento, nasceu Sonic Mania.

Um dos maiores sucessos dos anos 90, tendo Super Mario como um de seus principais rivais, o ouriço azul marcou uma geração através de seus títulos para Mega Drive e Master System. Com o passar dos anos, os jogos em 3D ficaram mais populares e tomaram conta do mercado, e foi então que a SEGA passou a acompanhar a tendência e cometer erros.

Os primeiros jogos nesse estilo, que saíram para GameCube, conseguiam divertir, mas as coisas começaram a desandar com a geração Wii. Teve Sonic em Mil e uma Noites em Sonic and the Secret Rings (2007), um lobisomem (ou seria lobi-ouriço?) em Sonic Unleashed (2008) e até cavaleiro medieval em Sonic and the Black Knight (2009). Mas parece que as coisas poderiam ficar ainda piores, já que tivemos Sonic Boom (2014). Não sei se a lição foi aprendida ou não, pois Sonic Forces (2017) está a caminho, mas vamos esperar pelo seu lançamento.

Sonic Forces terá um encontro entre gerações de Sonic, além de ser possível customizar seu próprio personagem

Assim como Mario Maker usava mecânicas e o próprio visual de seus jogos clássicos, Sonic Mania consegue resgatar a essência da jogabilidade dos anos 90. É claro que tivemos uma grande melhoria, não só com o cenário e personagens, mas também com outros elementos do jogo. Eu diria que a sensação é de estarmos jogando algo muito “familiar”.

As fases podem ser as mesmas, mas podemos notar novidades, que são percebidas nos pequenos detalhes. É como se os desenvolvedores pegassem tudo que funcionou nos jogos anteriores e pudessem aproveitá-los aqui. “E se tirarmos esse elemento de Sonic & Knucles (1994) e colocarmos na Green Hill Zone de Sonic the Hedgehog (1991)?”. E não é que dá certo? Sonic Mania não é só uma reciclagem dos primeiros jogos da franquia, pois conta com elementos novos e antigos, só que melhorados.

Se os gráficos foram refeitos, é claro que a trilha sonora não poderia ficar de fora. É possível notar detalhes, como o som dos anéis coletados alternando entre os dois lados do fone. Além disso, as músicas do jogo são dignas de serem lançadas em vinil de tão boas. E não é que vão ser mesmo?

Você deve estar pensando: “Se é pra jogar as fases antigas de Sonic, não seria mais fácil usar um emulador?”. É aí que você se engana. Pode parecer besteira, mas os emuladores, mesmo que entreguem uma experiência próxima da original, ainda contam com falhas. Um exemplo é a definição do jogo, que foi melhorada, além da própria precisão dos movimentos, que faz muita diferença.

Outra coisa legal do jogo são as possibilidades que ele te dá com os personagens. Jogar com Sonic, Knuckles ou Tails é muito diferente, pois cada um consegue explorar partes do cenário que os outros não conseguem. Por exemplo, Knuckles escala paredes e plana no ar, enquanto Tails pode voar. Isso cria uma nova perspectiva sobre a ambientação, permitindo que o jogador escolha a forma como quer jogar.

Até mesmo os mini-games são divertidos, incluindo fases já conhecidas, outras que foram criadas para o jogo e até mesmo Puyo Puyo (1991), em Chemical Plant Zone. Mesmo que as duas franquias já tenham se encontrado antes em Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine (1993) nunca imaginaria que ela seria vista nesse jogo, então foi uma ótima surpresa.

Mini-game de Puyo Puyo em Sonic Mania

Eu poderia ficar horas falando sobre os pontos positivos de Sonic Mania, mas o maior de todos é, sem dúvidas, a nostalgia que o jogo traz desde sua animação de abertura. Seja no desespero que se passa em Hydrocity Zone pelo Sonic poder se afogar ou nos pontos que se ganha tentando não deixar a plaquinha cair no chão depois de derrotar algum boss. Todos os elementos estão lá, mais bonitos, mais práticos e melhores. É o jogo do Sonic que os fãs pedem há muito tempo.

Sonic Mania foi lançado em 15 de agosto para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Nota: 5 vagões – Excelente

Sonic Mania
5

Comentário do Crítico

Para quem procura por nostalgia, Sonic Mania é uma ótima escolha. Ele não apenas consegue passar muito bem esse sentimento, como melhora o conteúdo apresentado na infância.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search