Stadia | Conheça tudo sobre a plataforma de jogos da Google

Na última semana, a Google revelou sua plataforma de jogos via streaming durante a GDC 2019. Chamado de Stadia, o serviço promete revolucionar o mercado de games, trazendo diversas novidades. Nesta lista enumeramos tudo que você precisa saber sobre ele, como a data de lançamento, os jogos confirmados e a conexão necessária para utilizá-lo.

O trailer

O trailer de anúncio do Stadia já mostra a diferença entre esta plataforma e os demais consoles com a primeira frase: “O futuro dos jogos não é uma caixa”. Ele promete ser um lugar onde todos podem jogar todo tipo de jogo através de todas as telas de forma instantânea. Além disso, não será preciso ter um console físico ou fazer downloads. Por fim, o serviço ainda terá suporte para jogos 4K, 60 FPS e HDR.

Instant Access

De acordo com a demonstração durante o anúncio, será possível jogar instantaneamente pelo Stadia apenas clicando em um link do YouTube. Não será preciso downloads, updates ou patches.

Multi-telas

Outra novidade é a possibilidade de jogar através de várias telas. Isso inclui notebooks, smartphones, tables, PCs ou TVs.

Performance

O Stadia será capaz de rodar jogos em 4K, 60FPS, HDR e som surround. A previsão é de que no futuro ele chegará aos 8K com 120FPS. Porém, isso pode estar longe da realidade da maioria dos brasileiros. Por exemplo, de acordo com o vice-presidente da Google, Phil Harrison, para jogar em 1080p a 60 frames por segundo, será preciso ter uma conexão de 25 Mbps. Já para jogar em 4K, a conexão precisa ter 30 Mbps. No Brasil, a velocidade média é de 15,26 Mbps.

Poder gráfico

Outro ponto que chamou a atenção de muitos foi que o poder gráfico do Stadia é maior que o do PS4 Pro e do Xbox One X juntos. Enquanto o console da Sony conta com 4.2 teraflops e o da Microsoft 6.0 teraflops, a plataforma da Google terá impressionantes 10.7 teraflops na GPU.

O controle

Foram apresentadas três versões do controle do Stadia, que contam com uma configuração de botões conhecida, além de duas novidades. Ele terá um botão que permite compartilhar vídeos direto do YouTube e outro para acessar o Google Assistente. Com isso, o jogador pode pedir ajuda através de um microfone embutido para passar de fases difíceis ou encontrar itens escondidos. Não será preciso utilizar esse controle específico para usar o Stadia, pois o serviço será compatível com qualquer joystick ou mouse + teclado. Ainda não foi divulgado o preço do controle oficial do Stadia.

Streaming

A apresentação ainda revelou que um dos focos do Stadia será dar suporte às transmissões via streaming e lives no YouTube. Entre os recursos, está a possibilidade de abrir o jogo exatamente de onde o streamer está ou de jogar junto com ele através da função Crowd Play.Também será possível fazer highlights, lives e capturar o jogo direto da plataforma.

Os jogos

Por enquanto, os jogos anunciados para o Stadia são: Assassins’ Creed Odyssey, Doom e o futuro Doom Eternal. Futuramente serão anunciados mais títulos, incluindo multiplayers e Battle Royales: completamente cross-plataforma. Inclusive, a desenvolvedora Jade Raymond revelou que estúdios first-party desenvolverão jogos exclusivos para o Stadia.

Lançamento

O lançamento do Stadia acontece ainda em 2019, mas será para localizações específicas. Durante o anúncio foi revelado que os lugares contemplados inicialmente serão Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. Porém, o objetivo é expandi-lo para o mundo todo.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search