15 animações para assistir no Halloween

Está chegando o Halloween! Infelizmente, vai cair na terça-feira, um dia de semana… Mas isso não é motivo para deixar de celebrar! Com isso em mente, o Trem do Hype fez uma série de listas com filmes temáticos para assistir nesta época tão especial para os nerds trevosos!

A lista a seguir contém algumas animações para agradar tanto os adultos quanto as crianças. Ok, nem todas são apropriadas para crianças, mas vale a pena dar uma conferida!

O Estranho Mundo de Jack (1993)

Direção: Henry Selick

O filme mais popular do Tim Burton que ele nem dirigiu. A adorável história de Jack Skellington é baseado numa poesia feita pelo cineasta, que sob a inspirada direção de Henry Selick ganhou um status de cult. Há muito para se apreciar aqui, mas o design inovador dos personagens e a trilha sonora premiada de Danny Elfman são os claros destaques. Quando acabar, você vai cantarolar sem parar “É o Halloween! É o Halloween!”, entrando bem no clima da festa.

Disponível na Netflix.

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Direção: Henry Selick

Baseado no livro de Neil Gaiman, Coraline é uma animação produzida usando a técnica de stop-motion, marca registrada dos filmes de Henry Selick. Aclamado pela crítica, que destaca principalmente seu visual, ele tem como protagonista uma garota que descobre um mundo paralelo, onde sua família daquela dimensão tenta mantê-la naquele lugar para sempre.

Disponível na Netflix.

A Noiva Cadáver (2005)

Direção: Tim Burton, Mike Johnson

Outro que utiliza a técnica de stop-motion, mas dessa vez de Tim Burton, que repete a parceria com Johnny Depp, agora na dublagem. O filme é baseado em um conto do século XIX, e tem como plano de fundo a Inglaterra da era vitoriana. Ele imagina um casamento além do “até que a morte nos separe”, e chegou a ser indicado ao Oscar por Melhor Animação.

Disponível na Netflix.

Frankenweenie (2012)

Direção: Tim Burton

Mais uma vez usando seu traço característico e técnica de stop-motion, dessa vez em preto e branco e totalmente em 3D, Tim Burton resolveu fazer um remake de seu curta homônimo de 1984. Frankenweenie é uma paródia de Frankenstein, misturando comédia com terror, além de explorar a amizade de um menino e seu cachorro. Na história, um experimento de ressuscitar seres sai do controle quando todas as pessoas decidem trazer seus animais de estimação de volta à vida.

Disponível na Netflix.

Monstros S.A. (2001)

Direção: Pete Docter

Pode até não ser tão sombrio quanto os outros itens da lista, mas não podíamos deixar de recomendar esta linda história sobre amizade, centrada em monstros. Uma opção um pouco mais leve, além de ser, de longe, o filme mais engraçado da lista. Pode até ser o Dia das Bruxas, mas um dia sem risadas, é um dia perdido.

Disponível na Netflix.

A Festa do Monstro Maluco (1967)

Direção: Jules Bass

Doutor Frankenstein, a Criatura, Dracula, Mister Hyde e Homem Invisível reunidos numa… festa? Adicione o Tom Cruise, e parece o próximo filme do Dark Universe da Universal, mas na verdade se trata de um clássico da animação que une os monstros mais queridos da cultura pop. Esta comédia soa a Halloween do início ao fim. Ah, e se possível, veja a versão original, para poder ouvir o lendário Boris Karloff na pele do criador, ao invés da Criatura (sim, ele faz a voz do Dr. Frankenstein).

Hotel Transilvânia (2012)

Direção: Genndy Tartakovsky

Diferente da maioria nessa lista, Hotel Transilvânia não tem como intenção assustar, mas aproveitar os personagens clássicos do terror, como Drácula, Frankenstein e Lobisomen para mostrar sua convivência em um hotel. A história gira em torno do aniversário da filha de Drácula, Mavis, que mesmo aparentando ser uma adolescente gótica, faz 118 anos. Enquanto o pai tenta protegê-la dos perigosos humanos, ela quer explorar e conhecer o mundo ao seu redor.

Disponível na Netflix.

A Casa Monstro (2006)

Direção: Gil Kenan

Explorando o mistério de uma casa abandonada e a curiosidade de três crianças, o filme, que se passa no Dia das Bruxas, acompanha uma aventura para destruir a estrutura do imóvel que também é um ser vivo. Aqui o principal antagonista é uma casa, que consegue assustar tanto quanto qualquer monstro, e o destaque também fica para a expressão de medo realista, graças a tecnologia de captura de movimentos utilizada para o filme.

ParaNorman (2012)

Direção: Chris Butler, Skiptrace

A animação 3D em stop-motion mistura elementos de comédia, terror e até mesmo drama, acompanhando um menino de 11 anos aficcionado por filmes de terror e histórias de fantasmas, além de poder ver e falar com mortos. Na trama, Norman é o único que pode deter a praga de uma bruxa que está prestes a se tornar realidade.

Disponível na Netflix.

Billy e Mandy Contra o Bicho Papão (2007)

Direção: Robert Alvarez, Russell Calabrese, Shaun Cashman, Phil Cummings, Matt Engstrom, Eddy Houchins, Gordon Kent, Christine Kolosov, Michel Lyman, Sue Perrotto, Kris Sherwood e Juli Murphy.

O primeiro filme de As Aventuras de Billy e Mandy, que rendeu um emmy ao Cartoon Network. O longa tem tudo que a série animada tinha: humor, aventura e criaturas horripilantes. Sendo assim, é uma boa opção para os fãs do programa matarem a saudade de Puro Osso e sua turma e relembrar alguns dos melhores momentos deste universo, como o espetacular show de rock de Billy.

Toy Story de Terror! (2013)

Direção: Angus MacLane

Além dos filmes de Toy Story, pouca gente sabe, mas também existem curtas produzidos pela Disney com diversas histórias. Uma delas se passa no Dia das Bruxas, onde o Sr. Cabeça de Batata acaba desaparecendo e os outros brinquedos decidem procurá-lo.

Disponível na Netflix.

Alma (2009)

Direção: Rodrigo Blaas

Não se engane pelo visual fofo, este é um dos itens mais perturbadores da lista. Este sinistro curta é uma aula de como fazer terror com muito pouco. Qualquer resumo que eu tentasse fazer já entregaria demais, então recomendo que assista de uma vez (vamos lá, só tem cinco minutinhos). Mas, um aviso: o filme não vai sair da sua cabeça tão cedo. Dificilmente você vai querer entrar numa loja de bonecas depois desse.

Missing Halloween (2015)

Direção: Mike Inel

Com mais de 5 milhões de visualizações no YouTube, o curta Missing Halloween tem direção, roteiro, design, animação, background, sound design e música de Mike Inel, que classifica seu filme no gênero “fofo/macabro”. A animação, mesmo sem falas, acompanha duas crianças em uma noite de Halloween, e consegue passar de uma história inocente para algo sombrio e misterioso em 10 minutos.

Coragem, o Cão Covarde: A Vingança do Frango Espacial (1995)

Direção: John R. Dilworth

Uma das animações que mais assustou as crianças na época da era de ouro da Cartoon Network é o clássico Coragem, o Cão Covarde. Para homenageá-la, decidimos escolher seu episódio piloto “A Vingança do Frango Espacial”, que chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 1996. O desenho ainda recebeu quatro temporadas pela Cartoon, que chegaram a ter episódios censurados por conta da violência. Dentre os antagonistas estão alienígenas, demônios, cientistas malucos, zumbis, e outras criaturas assustadoras.

Os Simpsons: A Casa da Árvore dos Horrores (1990-Presente)

Direção: diversos

Ok, pode até não ser exatamente um filme, mas poucas animações capturam tão bem o espírito do Halloween quanto… Bom, os especiais de Halloween dos Simpsons. Cada episódio é dividido em 3 segmentos, que não seguem a cronologia da série, dando mais liberdade para seus criadores. O resultado é alguns momentos muito icônicos. Afinal, quem pode se esquecer do Homer preso na terceira dimensão, ou do irmão perdido do Bart? Tem também o Flanders demoníaco, o Homer com cabeça de Donut, o Willie a lá “Freddie Krueger” e diversos outros elementos que dificilmente veríamos nos epísódios comuns, inclusive a constante participação da dupla Kang e Kodos.

O especial deste ano, que foi ao ar no dia 22 de outubro nos Estados Unidos, contou com uma Maggie possuída e falante, numa paródia de O Exorcista. É um prato cheio para os fãs da série e da cultura pop no geral.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search