Falcão e o Soldado Invernal | 21 referências e easter eggs do primeiro episódio

Na última sexta (19) estreou a série Falcão e o Soldado Invernal no Disney+ – leia nossas primeiras impressões. A produção se passa seis meses depois dos eventos de Vingadores: Ultimato e vai abordar o mundo pós-Thanos e quem ficará com o escudo do Capitão América. O primeiro episódio contou com várias referências e easter eggs aos eventos do MCU e dos quadrinhos. Confira na lista abaixo:

  1. A passagem de escudo

O episódio começa com a conversa entre Sam e Steve em Vingadores: Ultimato, após o herói entregar seu escudo.

2. A bolsa

A bolsa que Sam usa para guardar o escudo é a mesma que estava com Steve em Vingadores: Ultimato.

3. Salto do avião

O salto do avião de Sam no início do episódio é uma referência à cena de abertura de Capitão América 2: O Soldado Invernal com Steve Rogers.

4. Joaquin Torres

O tenente Joaquin Torres fez sua estreia no MCU, mas ele já é conhecido dos quadrinhos. O personagem chega a assumir o manto de Falcão e torna-se um ajudante do Capitão América.

5. Batroc

O vilão que Sam enfrenta no início do episódio é Georges Batroc, que já apareceu em O Soldado Invernal. No longa de 2014, Steve o enfrenta em um navio.

Além disso, o personagem está usando as cores roxo e amarelo, como seu uniforme nos quadrinhos.

6. Apátridas

Neste episódio conhecemos uma organização terrorista chamada Apátridas (Flag Smashers), uma referência ao vilão homônimo dos quadrinhos.

7. Steve na Lua

Torres pergunta para Sam se Steve está escondido na Lua. Nos quadrinhos, o Vigia observa o multiverso da Área Azul da Lua.

8. À sua esquerda

Quando Sam faz seu discurso ao entregar o escudo do Capitão América, a imagem de Steve Rogers está na sua esquerda. Isso é uma referência à fala “à sua esquerda”, que apareceu pela primeira vez em O Soldado Invernal.

9. Museu do Capitão América

A cena que se passa no museu sobre o Capitão América posui várias referências ao MCU, como o Acordo de Sokovia, além da moto e o uniforme usados por Steve em O Primeiro Vingador.

10. Primeira edição do Capitão América

Uma das melhores referências é a primeira edição da HQ do Capitão América, lançada em 1941. Na capa, o herói aparece socando Hitler.

11. Bucky dorme no chão

A cena em que Bucky aparece dormindo no chão é uma referência à conversa entre Steve e Sam em O Soldado Invernal. O personagem diz que é difícil dormir em uma cama porque estava acostumado a dormir no chão e usar pedras como travesseiro durante a guerra.

12. A lista de Bucky

Bucky possui uma lista de reparação, que é uma referência ao caderno com referências da cultura pop que Steve usava em O Soldado Invernal.

Aqui, há alguns nomes conhecidos dos quadrinhos. Rostov é o Bárbaro Vermelho; Zemo e Helmut Zemo, que já apareceu em Guerra Civil e será o vilão de Falcão e o Soldado Invernal; já Kaminski é uma referência a Len Kaminski, roteirista dos quadrinhos da Marvel.

13. Bucky e brigas no beco

Bucky aparece separando uma briga no beco, assim como em O Primeiro Vingador, quando ele ajudou Steve.

14. O barco

O barco de Sam e Sarah possui os nomes Paul & Darlene. Esses são os nomes dos pais de Sam também nos quadrinhos.

15. Conseguindo um encontro

Yori consegue um encontro para Bucky assim como a Viúva Negra tentava arranjar encontros para Steve Rogers em O Soldado Invernal – inclusive com uma garota da contabilidade chamada Lillian.

16. Agente Americano

No fim do episódio somos apresentados ao novo Capitão América. Ele é John Walker, conhecido como o Agente Americano nos quadrinhos.

17. Madripoor

Nos créditos, uma das referências é a cidade de Madripoor, que aparece nos quadrinhos dos X-Men e é dominada pela Hydra.

18. Power Broker

A imagem acima mostra uma referência ao vilão cientista Power Broker, responsável por criar super-soldados. Por conta de sua relação com Joaquin Torres e o Agente Americano, podemos esperar que ele também apareça na série, talvez explicando a super-força do líder dos Apátridas.

19. Para onde vamos, agora que eles foram?

Na mesma imagem, podemos ver a frase “Where do we go, now that they’re gone?”, que aparece em Vingadores: Ultimato.

20. 16 de dezembro de 1991

A data que aparece na esquerda (16 de dezembro de 1991) é o dia em que os pais de Tony Stark foram mortos pelo Soldado Invernal.

21. Palavras de ativação

Nos créditos também aparecem as palavras do livro vermelho da Hydra para a ativação do Soldado Invernal.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search