Falcão e o Soldado Invernal | Referências e easter eggs do episódio 4

Na última sexta (9), o Disney+ lançou o quarto episódio de Falcão e o Soldado Invernal, trazendo mais referências e easter eggs dos quadrinhos e do MCU. Confira os detalhes abaixo:

  1. Soldado Invernal

Durante a cena em que Ayo diz as palavras de ativação para Bucky, há flashbacks de cenas de Capitão América: O Soldado Invernal.

2. Rei T’Chaka

Ayo lembra Bucky que Zemo foi o responsável pela morte de T’Chaka, que acontece em Guerra Civil. A personagem deveria proteger o Rei de Wakanda na época.

Você foi seguido?

A cena em que Zemo pergunta para Bucky se ele foi seguido é uma referência ao final do episódio 3, quando o personagem estava sendo seguido por Ayo e apenas ele percebeu.

El Chapo

Depois que Zemo escapa do esconderijo por um túnel secreto no banheiro, Sam comenta sobre El Chapo. Joaquin “El Chapo” Guzman é um traficante mexicano que escapou de uma prisão de segurança máxima em 2015 através de um túnel de 1,5 km de comprimento cavado embaixo de um dos chuveiros.

O soro

Hoskins diz para Walker que o soro realça os traços de uma pessoa, fazendo uma referência direta à fala do Dr. Erskine em Capitão América: O Primeiro Vingador: “O soro amplifica tudo que está lá dentro. O bom se torna ótimo. O mau se torna pior.”

John Walker

Assim como nos quadrinhos, John Walker também se torna um supersoldado. A diferença é que na HQ ele ganhou habilidades diretamente do Mercador do Poder, além disso acontecer antes dele se tornar o novo Capitão América.

Abrindo a porta

A cena em que John Walker abre uma porta com uma arma na mão remete à cena de Steve Rogers em O Primeiro Vingador.

Quebrando a janela

A forma como John Walker quebra uma janela usando o escudo também lembra como Steve Rogers fazia.

A morte de Lemar

A morte de Lemar faz referência à morte de Bucky em O Primeiro Vingador. Tanto John Walker quanto Steve Rogers perderam um grande amigo, mas os dois reagiram de forma bem diferente.

Matando com o escudo

No final do episódio, John Walker mata um dos integrantes dos Apátridas usando o escudo do Capitão América. O momento é uma referência à luta entre Tony Stark e Steve Rogers em Guerra Civil, onde Steve usa o escudo de forma parecida, mas esmaga o Reator Arc ao invés de matar Tony.

Secret Empire

Outra referência desta cena é quando uma versão maligna de Steve Rogers mata Viúva Negra com o escudo em Secret Empire #7.

Escudo com sangue

Por fim, o escudo com sangue remete à capa de Guerra Civil #1.

The Whole World Is Watching

O título deste episódio é The Whole World Is Watching (O mundo todo está assistindo). Ela remete à cena final, quando várias pessoas estão filmando John Walker. A frase ficou famosa após a Convenção Nacional Democrata de 1968, que foi retratada recentemente no filme Os 7 de Chicago, de Aaron Sorkin.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search