WandaVision | Easter eggs e referências do episódio 6

WandaVision teve mais um excelente episódio na última sexta (12). Chamado de “All-New Halloween Spooktacular”, ele teve referências dos anos 1990 e 2000, além de contar com vários easter eggs. Confira nossa lista abaixo:

Abertura

Desta vez, a abertura foi inspirada na série Malcolm (Malcolm in the Middle), incluindo a mesma fonte.

A letra da música

Além disso, a letra na versão original fala que “tudo é ilusão”, mas que no fim é melhor “sentar e aproveitar a série”, fazendo referência aos poderes de Wanda e a realidade criada por ela. Já quando Pietro aparece, a letra diz: “Sem saber nessa sequência quem é que vai chegar”, por conta da aparição surpresa de Pietro.

Malcolm

Além da abertura, entre as referências à série Malcolm está a quebra da quarta parede, as transições rápidas e os flashbacks.

Minecraft

Tommy aparece usando uma toca de Minecraft em uma cena de flashback. O curioso é que o jogo foi lançado apenas em 2011. Na mesma cena, os dois estão jogando Dance Dance Revolution.

Fantasias de Halloween

Como já sabíamos desde os trailers, as fantasias de Halloween de Wanda e Visão remetem ao visual dos personagens nos quadrinhos dos anos 1960.

Inclusive, Visão diz que foi obrigado a usar essa fantasia porque era a única coisa que havia no armário. Isso significa que Wanda se livrou de todas as outras roupas de Visão para que ele continuasse seguindo o roteiro.

Mercúrio

A fantasia de Pietro para o Halloween também é uma referência ao visual do personagem nos quadrinhos.

Wiccano

A fantasia de Billy é uma referência ao uniforme que o personagem usa nos quadrinhos. Ele passa a usar o codinome “Wiccano”.

22

Quando vemos a base de operações da SWORD, é possível ver o número 22 na parte inferior esquerda do frame acima. Em Avengers Vol. 1 #22, Wanda e Pietro entram para o circo. Mais tarde, nesse episódio, todos da SWORD viram palhaços, enquanto sua base vira um circo.

“Liberem o inferno, meus demônios”

Quando Billy e Tommy vão pedir doces, Pietro diz: “Liberem o inferno, meus demônios“. Lembrando que, nos quadrinhos, os personagens são criados usando partes da alma de Mephisto, que é o diabo da Marvel. Além disso, existe uma teoria de que Pietro seja Mephisto disfarçado.

Shangri-La

Pietro diz para Wanda que se tivesse encontrado Shangri-La não ia querer lembrar do passado. Nos quadrinhos, Shangri-La foi fundada por uma versão do Visão em Marvel Mystery Comics #45.

Kick-Ass

Quando Pietro vai ajudar Billy e Tommy a pegar doces, Tommy usa o termo “Chocante” na versão dublada, mas na versão original ele diz “Kick-ass“. Essa é uma referência ao filme estrelado por Aaron Taylor-Johnson e Evan Peters, os dois Pietros.

Top Gun

Em seguida, antes de partirem Pietro diz “I feel the need…”, enquanto Tommy completa com “…for speed”. Essa frase é uma referência a uma cena de Top Gun.

Yo-Magic

O comercial dessa semana foi sobre um yogurt chamado Yo-Magic: o lanche dos sobreviventes. Uma das interpretações é que não importa o quanto a magia de Wanda seja poderosa, ela não pode evitar a morte de Visão.

Filmes em cartaz

Durante o Halloween, dois filmes estão passando no cinema: Os Incríveis e Operação Cupido. O primeiro faz referência ao fato de que Wanda, Visão e os gêmeos formam uma super-família como na animação, enquanto o segundo é sobre duas gêmeas que se reúnem depois de um longo tempo, assim como Wanda e Pietro. As duas obras estão disponíveis no Disney+.

Sotaque

Em um momento do episódio, Wanda e Pietro conversam sobre seus sotaques sokovianos. Enquanto o sotaque de Wanda foi se perdendo com o tempo, a explicação para Pietro não tê-lo pode ser porque ele não é o Mercúrio do MCU, e sim da Fox. A versão do personagem nos filmes dos X-Men cresceu nos EUA.

“Alvejado na rua sem motivo nenhum”

Quando Pietro diz que foi “alvejado na rua sem motivo nenhum” pode ser uma referência a uma crítica comum dos fãs, já que o personagem não deveria ter sido morto por uma bala comum, enquanto a versão de Pietro dos X-Men conseguia redirecioná-las.

Poderes de Billy e Tommy

Assim como mostrado no episódio, nos quadrinhos Billy possui poderes parecidos com os de Wanda, enquanto Tommy possui super-velocidade como Pietro.

Agnes

Agnes está usando uma fantasia de bruxa para o Halloween, reforçando a teoria de que sua verdadeira identidade seja Agatha Harkness.

Placa do carro de Agnes

A placa do carro de Agnes é “DA1B2C”. No código hex (#DA1B2C), ele representa a cor Alizarin crimson, um tom de vermelho.

Arquivos

Quando Darcy passa pelos arquivos da SWORD, ela encontra um chamado Project C4-113, podendo ser uma referência à HQ Avengers #113, onde a Feiticeira Escarlate diz que vão pagar pela morte de Visão.

Ainda há outro arquivo chamado Project M5-247. Em Avengers #247, os Eternos revelam sua origem, enquanto a Feiticeira Escarlate e Visão tentam ajudar a Capitã Marvel.

Também podemos ver o nome Ray Johnson, que nos quadrinhos era o pseudônimo de John Wraith, membro do grupo mutante Team X.

Origem de Photon

Darcy diz que a energia do hex reescreveu as células de Monica em um nível molecular duas vezes. Essa pode ser a origem dos poderes da personagem no MCU. Nos quadrinhos, ela se torna a heroína Photon.

A morte de Pietro

Assim como Wanda vê o corpo de Visão morto no episódio 4, dessa vez ela vê o corpo de Pietro morto, como da última vez que ela a viu em Era de Ultron.

James Gadd e James Alexander

Quando Darcy envia um e-mail para Jimmy Woo sobre os planos de Hayward, aparecem os contatos de James Gadd e James Alexander. Gadd trabalha na pós-produção da Marvel Studios, enquanto Alexander é produtor de efeitos visuais de WandaVision.

“Um marido morto não morre duas vezes”

Quando Visão sai do Hex, Billy vai alertar Wanda, que fica preocupada. Pietro brinca com ela dizendo que “um marido morto não morre duas vezes” e temos dois pontos importantes sobre essa cena. O primeiro é que Pietro não deveria saber que Visão já foi morto, já que isso aconteceu depois de Era de Ultron. O segundo é que, na verdade, Visão já morreu duas vezes: a primeira foi quando Wanda destruiu a joia da mente e depois quando Thanos voltou no tempo e tirou a joia da testa do Visão.

Sammelman

Quando Wanda ataca Pietro, podemos ver um túmulo com o nome Janell Sammelman. Ele é o 1º assistente de direção de WandaVision.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search