WandaVision | Referências e easter eggs do episódio 5

Na última sexta (5), WandaVision ganhou mais um episódio cheio de referências, easter eggs e momentos para explodir a cabeça dos fãs e criar teorias. Confira todos os detalhes abaixo:

A Casa

A casa dos personagens novamente foi alterada. Agora, ela é inspirada na sitcom Caras & Caretas (Family Ties), incluindo o modelo e a cor do sofá.

Figurino

O figurino usado por Visão é uma referência direta à HQ de Tom King.

A Descendência do Homem

Visão diz que tentou ler “A Descendência do Homem”, de Charles Darwin, para Billy, mas isso o fez chorar ainda mais. O livro desenvolve a teoria da seleção sexual e explica a origem do ser humano. Durante o episódio, vemos os gêmeos envelhecendo, ignorando a teoria da evolução do autor.

Agatha Harkness

Quando Agnes chega na casa de Wanda, ela refere a si mesma como “Tia Agnes”. Nos quadrinhos, Agatha Harkness costuma ser chamada de “Tia Agatha”, sustentando a teoria sobre a verdadeira identidade da personagem.

Ela ainda diz que tem “truques na manga”, podendo ser uma referência aos seus poderes mágicos.

“Quer que eu faça de novo?”

Em seguida, Agnes pergunta para Wanda se quer que ela “refaça a cena”, mostrando que a personagem tem noção de que está vivendo em uma realidade criada por Wanda.

Gêmeos desaparecidos

Wanda e Visão ficam preocupados quando os gêmeos desaparecem. Nos quadrinhos, a primeira vez que percebemos que algo está errado com as crianças é quando descobrimos que eles desapareciam quando Wanda não estava por perto. Isso costumava acontecer quando Agatha Harkness (neste caso, Agnes) estava cuidando deles.

Mais tarde, nos quadrinhos, Wanda muda sua personalidade, se tornando praticamente uma vilã e usando seus poderes de forma mais agressiva, o que começa a acontecer nesse episódio.

Abertura

A abertura do episódio também é uma referência à sitcom Caras & Caretas, onde um pincel pinta o retrato de uma família feliz.

Greetings From Asbury Park

O cartão postal da abertura escrito “Greetings From Westview” é uma referência direta ao álbum “Greetings From Asbury Park” de Bruce Springsteen.

Fotos

Já as fotos dos membros do elenco mostrando seu crescimento são uma referência à série Tudo em Família (Growing Pains).

Picnic

Ainda sobre a abertura, apesar do episódio não ter a temática dos anos 1990, a cena do picnic lembra o mesmo momento na abertura de Três é Demais (Full House).

5 anos

O envelhecimento acelerado de Billy e Tommy é outra referência à sitcom Caras & Caretas. Na quarta temporada, o personagem Andy Keaton nasceu e ficou a temporada inteira como um bebê. Já na quinta temporada, ele apareceu com cinco anos sem nenhuma explicação.

1989

Wanda Maximoff nasceu em 1989, no mesmo ano em que Elizabeth Olsen.

Monica Rambeau

Monica fez vários exames quando voltou para a realidade, mas eles estavam em branco. Ainda não houve uma explicação sobre isso na série e pode ser a origem dos poderes da personagem. Nos quadrinhos, ela possui o codinome Photon.

Avengers #113

Quando Jimmy mostra a origem de Wanda em Sokovia, é possível notar o número #113 na tela. Essa pode ser uma referência à HQ Avengers #113, onde a Feiticeira Escarlate segura o corpo de Visão e diz que vão pagar por tê-lo matado.

Codinome

Tyler Hayward pergunta ao Jimmy se Wanda possui algum codinome. Essa é uma referência ao fato de que o nome “Feiticeira Escarlate” nunca foi usado no MCU. Isso pode dizer que Wanda ainda não se tornou a Feiticeira Escarlate dos quadrinhos.

Pós-créditos de Vingadores: Ultimato

A cena em que Wanda rouba o corpo de Visão seria, na verdade, a cena pós-créditos de Vingadores: Ultimato. Paul Bettany revelou essa informação em entrevista ao IMDb.

West Coast Avengers #43

Inclusive, a cena de Wanda resgatando o corpo de Visão é uma referência direta ao que acontece na HQ West Coast Avengers #43.

Tratado de Sokovia

Hayward diz que o roubo do corpo de Visão é uma violação direta da seção 36B do Tratado de Sokovia. Esse acordo foi muito discutido em Capitão América: Guerra Civil, e isso mostra que ele ainda está em vigor.

Billy Bear

No canto direito, é possível notar a letra “B” com a forma de um urso na geladeira de Wanda. Nos quadrinhos, o apelido de Billy é “Billy Bear”.

Sparky/Faísca

Nesse episódio, Billy e Tommy levam um cachorro para casa, que logo é batizado de Sparky/Faísca. Essa é uma referência direta ao quadrinho Visão, de Tom King. Na HQ, Sparky é um cachorro sintezoide verde.

Uniformes

As cores das roupas de Billy e Tommy representam as mesmas de seus uniformes de super-heroi. Billy passa a ser chamado de Wiccano, enquanto Tommy ganha o codinome Célere.

Hex

Darcy chama a Anomalia Maximoff de Hex por causa do formato hexagonal. Nos quadrinhos, os poderes de Wanda também são chamados de Hex, se referindo aos feitiços.

Engenheira aeroespacial

Monica conversa com Darcy sobre o que precisa para voltar em segurança para Westview. Ela cita uma engenheira aeroespacial que poderia ajudá-la e manda mensagem para alguém.

Há especulações sobre Abigail Brand, uma personagem dos quadrinhos que é membro da SWORD e amiga de Carol Danvers, apesar de não ser descrita como uma engenheira aeroespacial.

Wanda derrotaria Thanos

Kevin Feige já revelou que a Feiticeira Escarlate é a personagem mais forte do MCU e que até mataria Thanos. Agora, essa informação foi dita com todas as letras dentro do próprio universo.

Sotaque

Quando Wanda sai de Westview para confrontar a SWORD, é possível notar um leve sotaque de Sokovia, já que ela saiu de sua realidade ficcional.

Lagos

Dessa vez, o comercial do episódio foi sobre um papel toalha chamado Lagos. Essa é uma referência ao incidente de Lagos, na Nigéria, quando Wanda acidentalmente destroi um prédio com pessoas inocentes em Guerra Civil.

Já o suco vermelho que é usado no comercial pode ser uma referência ao fato de Wanda ter “sangue nas mãos”. Inclusive, o slogan da marca é “Lagos: Para quando você faz uma bagunça sem querer”.

O carteiro

Assim como o médico do episódio 3, o carteiro deste episódio também teve uma fala com um duplo sentido. Quando Wanda, Billy e Tommy estão procurando por Sparky/Faísca, ele diz que Wanda não o deixaria ir longe, assim como ela não deixa as pessoas saírem de Westview.

Consertar a morte

Depois que Sparky/Faísca morre, Billy e Tommy pedem para que Wanda “conserte a morte”, ressuscitando-o. Nos quadrinhos, Wanda consegue trazer o cachorro de volta com a ajuda de Tony Stark.

Créditos

Os créditos desse episódio são inspirados em Tudo em Família.

For the Children/Pelas Crianças

Durante a discussão entre Visão e Wanda, ele a questiona do motivo de não haver crianças em Westview. Isso torna ainda mais estranho o lema “For the Children/Pelas Crianças” do episódio 2.

Pietro

Por fim, a aparição de Pietro é uma referência ao universo dos X-Men, já que Evan Peters interpretou Mercúrio nos filmes da Fox.

Há muitas teorias sobre o motivo disso ter acontecido. Será que esse Mercúrio é o mesmo do Universo dos X-Men? Será o Mephisto disfarçado? Teremos mais respostas nos próximos episódios.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search