WandaVision | Referências e easter eggs do episódio 7

Hoje (19) chegou ao Disney+ o episódio 7 de WandaVision, que recebeu o título “Breaking the Fourth Wall” (Quebrando a quarta parede). Ele começou a responder várias perguntas dos fãs e chegou a confirmar uma teoria muito popular. Caso você tenha perdido, há uma cena pós-créditos. Confira abaixo as referências e easter eggs:

Hexágonos

Um ponto curioso desse episódio é que Wanda usa uma coberta com vários hexágonos – e já sabemos que eles têm grande importância na trama. Aqui, funciona como uma metáfora para a série, já que Wanda se cobre para se esconder do mundo exterior, assim como ela faz com o Hex.

Célere e Wiccano

Assim como no episódio anterior, aqui Billy e Tommy continuam usando roupas que fazem referência aos seus uniformes nos quadrinhos.

Modern Family

Desta vez, o episódio de WandaVision se inspirou em séries filmadas como um documentário, usando câmera na mão e o recurso de quebra de quarta parede, onde os personagem olham diretamente para a câmera e até gravam depoimentos, como em Modern Family e The Office.

Escadas

Inclusive, a casa de Wanda mudou novamente. Desta vez, podemos ver que a escada foi inspirada na mesma da casa de Phil e Claire em Modern Family.

Videogames

Os controles de videogame de Billy e Tommy ficam se transformando por conta da instabilidade dos poderes de Wanda. Eles começam como WiiMotes do Nintendo Wii (2006), passam para controles de GameCube (2001), depois para joysticks do Atari 2600 (1977), e finalmente se transformam em cartas de UNO (1971).

W.N.D.A.

Talvez você não tenha conseguido ouvir, mas se ativar as legendas é possível notar que, enquanto Wanda toma seu café da manhã, está tocando uma rádio de Westview. Ela se chama W.N.D.A., fazendo referência ao nome “Wanda”, e fala sobre o Halloween do episódio anterior.

O estalo

No começo do episódio, vemos Wanda com uma caixa de cereais chamada “Sugar Snaps”. O termo snap é uma referência ao estalo de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita. Lembrando que o vilão precisou matar Visão para conseguir a última Joia do Infinito e eliminar metade da população.

Inclusive, a presença do palhaço na caixa pode ser uma referência à transformação dos agentes da S.W.O.R.D. no episódio anterior.

Criança desaparecida

Na embalagem de leite, é possível ver a foto de uma criança desaparecida. Isso pode ser um foreshadowing para o desaparecimento de Billy e Tommy.

The Office

The Office não foi homenageado apenas na maneira como o episódio foi filmado, pois a trilha de abertura também é inspirada na produção da NBC.

Happy Endings

Já a aparição do nome “Wanda” de várias formas diferentes na abertura é uma referência ao sitcom Happy Endings. Na série, vemos uma sequência de imagens com a palavra “Happy” no centro, até que no final ela é complementada pela palavra “Endings”. Já em WandaVision, a palavra “Wanda” é complementada por “Vision”.

Curiosamente, os Irmãos Russo eram produtores executivos e diretores de Happy Endings, assim como Matt Shakman, que dirige WandaVision, já dirigiu um episódio da série.

Logo

A nova logo da sitcom WandaVision é outra referência à série Modern Family.

122822

Ainda sobre a abertura, podemos ver uma placa com o número 122822, que remete à data 28/12/1922. Essa é a data de nascimento de Stan Lee. Tanto Visão quanto a Feiticeira Escarlate foram criados pela dupla Stan Lee e Jack Kirby.

Eu sei o que você está fazendo, Wanda

Na abertura, também é possível ler a mensagem “Eu sei o que você está fazendo, Wanda”, que pode ser uma referência ao fato de Visão começar a saber o que está acontecendo em Westview.

Sexta-feira, 10

O calendário com um coração é uma referência ao primeiro episódio da série, quando Visão recebe a visita do seu chefe.

Escapista

O fato de Darcy aparecer como a escapista do circo está diretamente ligado a ela estar acorrentada a um carro no momento em que entrou no Hex. Por isso Wanda alterou a realidade mantendo as correntes.

Tigela vermelha

Os poderes de Wanda sempre estão ligados à cor vermelha, então faz sentido ela usar uma tigela vermelha para comer cereais.

Alteração na realidade

Quando a casa de Wanda começa a se alterar, podemos ver várias referências aos episódios anteriores. Entre elas, as escadas e a cegonha do Episódio 3, e a planta que Agnes trouxe no Episódio 1.

Dançarina de hula

Os fãs de Agents of SHIELD devem ter percebido essa sutil referência à série. A personagem Skye/Daisy Johnson tinha uma no painel da sua van e depois a guardou como uma lembrança. Além disso, era uma homenagem ao tempo de Phil Coulson no “Taiti”.

Nexus

Os comerciais de WandaVision sempre mostraram traumas de Wanda. Desta vez, o escolhido é o Nexus, um antidepressivo que tem como efeitos colaterais sentir seus sentimentos, confrontar a verdade, vislumbrar o destino e, possivelmente, mais depressão. O comercial ainda diz que o remédio ancora a pessoa de volta à realidade ou à realidade que escolher.

Essa é uma referência ao Nexus de Todas as Realidades dos quadrinhos, um portal multidimensiaonal que permite viajar entre realidades ou para uma realidade dentro de outra, como no caso de Westview. Esse elemento pode ser a ligação entre WandaVision e Doctor Strange in the Multiverse of Madness.

Outra possível explicação se refere aos Seres Nexus, indivíduos raros que têm a capacidade de moldar sua dimensão, como a Feiticeira Escarlate. Eles são observados de perto pela TVA (Time Variance Authority), que apareceu no trailer de Loki.

Mais tarde, vemos Wanda tomando um medicamento. Será que é o Nexus?

Capitã Marvel

No momento em que Monica atravessa o Nexus, podemos ouvir várias vozes, como de Maria Rambeau, Carol Danvers e até Nick Fury. Elas remetem a cenas de Capitã Marvel, incluindo as falas “Mãe, talvez eu possa voar e te encontrar no meio do caminho?” e “Se voar igual faz a sua tia Carol”.

Espectro

Depois de rumores e especulações sobre os poderes de Monica Rambeau, finalmente podemos ver o nascimento de uma nova super-heroína no MCU. A personagem descobre que pode perceber o fluxo de energia em Westview. Nos quadrinhos, um de seus poderes é controlar e se transformar em energia.

Além disso, o uniforme da S.W.O.R.D. que ela usa se assemelha ao dos quadrinhos quando usa o codinome Espectro. Ela também já adotou os codinomes Capitã Marvel, Pulsar e Fóton.

Presto

Muitos fãs estão desconfiados do entregador que vem aparecendo em vários episódios ao lado de Agnes ou em momentos oportunos. Desta vez, ele está usando o uniforme da empresa Presto, um termo que se refere a algo que aparece e desaparece rapidamente, como mágica. Além disso, seu boné tem o símbolo de um coelho, que pode ser uma referência ao Señor Scratchy. Ainda não há nada confirmado, mas é bom ficar de olho nele.

Casa de Agnes

O exterior da casa de Agnes é o mesmo que foi usado na série A Feiticeira. Todos os exteriores de WandaVision foram filmados nos sets da Warner Bros. Studio Operations, onde aconteceu a gravação de várias séries e filmes desde os anos 1950. A casa passou por remodelações nos últimos 40 anos.

Yo Gabba Gabba

Na TV de Agnes está sendo exibido o programa educativo Yo Gabba Gabba, que começou a ser transmitido em 2007.

Onde estão os gêmeos?

A fala de Wanda quando chega na casa de Agatha é uma referência que saiu direto dos quadrinhos. Assim como na série, Wanda pergunta onde estão os gêmeos, enquanto Agatha Harkness/Agnes está fazendo chá.

Nos quadrinhos, os dois foram criados usando os fragmentos da alma de Mephisto e costumam desaparecer e reaparecer constantemente.

O livro

Quando Wanda entra no porão de Agnes, vemos um livro de magia negra. Segundo rumores, este pode ser o centro do Nexus em Westview. Nos quadrinhos, o Nexus foi introduzido em Fear #11, em 1972, a partir de um encantamento de um livro de magia proibido. A destruição do livro reverteu a maior parte do efeito de distorção da realidade. Portanto, pode ser que o mesmo aconteça em WandaVision.

Outro ponto curioso é que o livro possui um brilho laranja, enquanto os poderes de Agatha são roxos.

Agatha Harkness

A série finalmente confirmou a teoria de Agatha Harkness, mostrando que a personagem estava por trás de tudo, inclusive a aparição de Pietro.

Agatha All Along

A música tema de Agatha no final do episódio foi inspirada na trilha de abertura da série Os Monstros (The Munsters). Confira a original aqui.

Pós-créditos

Tivemos a primeira cena pós-créditos de WandaVision, mostrando que a série está deixando as sitcoms para trás e passando a se parecer mais com uma produção do MCU. Aqui, vemos que Monica fica com os olhos roxos, ficando sob o controle de Agatha. Além disso, temos o retorno de Pietro.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search