WandaVision | Referências e easter eggs do penúltimo episódio

Na última sexta (26), o Disney+ lançou o penúltimo episódio de WandaVision. Após a revelação da semana passada, acompanhamos o passado de Wanda e descobrimos como ela criou o Hex. Confira abaixo as referências e easter-eggs:

Abertura

Desta vez, a abertura com a logo da Marvel Studios contou com a cor roxa, fazendo referência aos poderes de Agatha Harkness, como vimos no episódio anterior.

Salem

No flashback inicial, Agatha é julgada em Salem. Nos quadrinhos, a bruxa se estabelece na região para iniciar seu próprio coven, para que as bruxas possam praticar magia livremente. Por outro lado, nos quadrinhos ela é quem julgava as bruxas para se livrar daquelas que eram fracas.

Além disso, é em Nova Salem que ela encontra a Feiticeira Escarlate antes de ser queimada na fogueira, ressurgindo depois que Wanda tem os gêmeos.

Salem’s Seven

Ainda sobre a cena da fogueira, além da mãe de Agatha, existem sete bruxas no julgamento. Esta pode ser uma referência ao Salem’s Seven, um grupo de pessoas com superpoderes que moram em Nova Salem.

Coroa

A coroa feita de magia que aparece na cabeça da mãe de Agatha lembra o mesmo adereço do uniforme de Wanda nos quadrinhos.

O broche

O broche que Agatha usa em todos os episódios é o mesmo da sua mãe. A personagem também usa um colar nos quadrinhos.

Pensamentos de Agatha

Quando Agatha diz que seus pensamentos não estão disponíveis para Wanda, é uma referência à fala de Billy no episódio anterior. Ele diz que ela é “quieta”. Isso também mostra que Wanda e Billy possuem os mesmos poderes.

Sotaque

Assim como no episódio 5, quando Wanda sai do Hex, a personagem volta a ter sotaque sokoviano quando está no porão de Agatha. Isso mostra que ela não está vivendo mais em um mundo de sitcom.

Runas

Os hexágonos estão de volta, dessa vez nas runas de Agatha, fazendo mais uma referência ao Hex.

O inseto

O inseto que Agatha faz vários feitiços é o mesmo que foi visto no episódio anterior.

DVDs

Quando era criança, Wanda assistia à DVDs de sitcoms clássicos, como I Love Lucy, A Feiticeira e Malcolm. Portanto, foram a partir delas que Wanda tirou as referências para sua própria sitcom.

The Dick Van Dyke Show

Wanda pede para assistir ao episódio 21 da segunda temporada de The Dick Van Dyke Show, mas ela assiste ao episódio 20 “It May Look Like a Walnut“. Isso acontece porque os episódios do DVD são listados na ordem de produção e não de exibição.

Neste episódio, Rob fica acordado até tarde assistindo a um filme de ficção científica assustador e passa a acreditar que aquilo é real. O mesmo acontece com Wanda, que vive em uma realidade que não existe.

A bomba

A luz vermelha piscando da bomba das Indústrias Stark é uma referência ao comercial do episódio 1. Wanda também contou sobre isso em Vingadores: Era de Ultron.

Feitiço de probabilidade

Agatha pergunta para Wanda como ela impediu que a bomba explodisse e menciona o feitiço de probabilidade. Nos quadrinhos, a habilidade de manipular a probabilidade é a primeira manifestação dos poderes místicos da Feiticeira Escarlate.

Experimentos Hydra

Durante a cena dos experimentos feitos pela Hydra com o cetro de Loki, é possível notar que Wanda usa a mesma roupa da cena pós-créditos de Capitão América: O Soldado Invernal.

Uniforme dos quadrinhos

Ao tocar a Joia da Mente, Wanda vê a si mesma vestindo seu uniforme clássico nos quadrinhos.

Boneca

Wanda assiste ao episódio Kitty Karry-All Is Missing de The Brady Bunch. A boneca de Cindy foi apresentada no episódio 3 de WandaVision, quando Visão treina trocar fraldas.

Atravessando paredes

O momento em que Visão atravessa a parede para falar com Wanda é uma referência ao que acontece em Capitão América: Guerra Civil.

Trazer conforto

Após a morte de Pietro, Wanda diz que a única forma de trazer conforto é vê-lo de novo. Ela faz exatamente isso depois da morte de Visão.

Luto

A forma como Wanda descreve seu luto é a mesma de quando Monica descreve como se sentia dentro do Hex no episódio 5.

Wanda: “É como se essa onda passasse por mim, de novo e de novo. Isso me derruba, e quando tento me levantar, simplesmente sai de mim novamente. Isso vai me afogar”

Monica: “Havia esse sentimento me mantendo para baixo. Esse sentimento desesperador. Como se fosse me afogar. Era luto”

Malcolm in the Middle

A cena que Visão e Wanda assistem de Malcolm in the Middle, é uma referência à abertura do terceiro episódio de WandaVision, onde Visão constrói um balanço que se desmorona logo em seguida.

Visão dissecado

Mais uma vez, a cena que vemos Visão sendo dissecado pelos cientistas é uma referência direta à HQ West Coast Avengers #43 e #44

Hexágonos

Os hexágonos aparecem mais uma vez quando vemos Visão ser desmontado. Dentro do corpo dele há várias formas hexagonais. Portanto, faz sentido que o Hex tenha a mesma forma, já que Wanda o criou por causa de sua tristeza e amor por Visão.

“Eu não consigo te sentir”

A fala de Wanda sobre não conseguir sentir Visão é uma referência à cena da morte dele em Guerra Infinita. Antes dela destruir a Joia da Mente, o sintezóide diz “É só você que eu sinto”.

Aprenda Piano

Quando Wanda chega em Westview, ela encontra versões de Herb (John Collins), Sra. Hart (Sharon Davis) e Phil (Harold Proctor). Inclusive, Harold está pregando um cartaz escrito “aprenda piano”, fazendo referência ao seu talento revelado no episódio 2. Inclusive, Wanda transforma o piano da sua avó em uma ilusão.

Excelsior

Se você der um zoom no carro de Wanda, é possível ver a palavra “Excelsior”, fazendo referência à frase clássica de Stan Lee.

Coração

A escritura da casa de Wanda e Visão possui um coração. Já vimos o mesmo símbolo no calendário do episódio 1 e na abertura do episódio 7.

Explosão de magia

A explosão de magia que Wanda tem quando sofre por Visão é parecida com o que acontece em Era de Ultron depois da morte de Pietro.

Dinastia M

A maneira como a casa de Wanda e Visão é construída se parece com a capa variante de Dinastia M #1.

Lagos

Lembra do papel toalha Lagos do comercial? Ele aparece novamente em um painel publicitário. Aqui ainda diz que o produto limpa em um estalar de dedos, fazendo referência ao Blip.

Cinema

Quando Wanda transforma Westview, os filmes em cartaz no cinema são Big Red (Grande Vermelho) e Kidnapped (Raptado). O primeiro faz referência à própria Wanda e o segundo ao Visão, que está com a S.W.O.R.D.

Magia do Caos

Agatha diz que Wanda está usando Magia do Caos. Nos quadrinhos, Agatha a treina para controlar esse tipo de magia. É a partir dela que Wanda consegue manipular e alterar a realidade, além de controlar formas de energia místicas.

Feiticeira Escarlate

Agatha diz que Wanda é a Feiticeira Escarlate. Essa é a primeira vez que esse nome é mencionado no MCU.

Visão Branco

Na cena pós-créditos, há uma versão branca do Visão. Nos quadrinhos, ela aparece em West Coast Avengers #45, depois que ele é reconstruído. Esse Visão não tem emoções e nem memórias.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search