WandaVision | Referências e easter eggs do último episódio

Ontem (5), a série WandaVision chegou ao fim. Com um encerramento emocionante, a produção mostrou a origem e os verdadeiros poderes da Feiticeira Escarlate, dando o destaque que a personagem merece, além de abrir novas possibilidades para o futuro da Marvel Studios. Claro, também não faltaram referências e easter eggs às produções do MCU, aos quadrinhos e à cultura pop em geral. Confira a lista abaixo:

O Mágico de Oz

Na cena em que Wanda arremessa um carro em Agatha, é possível ver apenas suas botas embaixo do veículo. Essa é uma referência direta à O Mágico de Oz, quando a casa de Dorothy esmaga a Bruxa Má do Leste.

Visão Branco

O encontro entre Wanda e o Visão branco foi tirado de Avengers West Coast #45, onde a personagem descobre que os dois não possuem mais uma conexão emocional.

Joia da Mente

Na luta entre os dois Visões, sua versão branca tenta tirar a Joia da Mente assim como Thanos fez em Guerra Infinita.

Floreio

Na cena em que Jimmy se livra das algemas, ele diz Floreio/Flourish. Isso é dito por Visão durante o show de mágica no Episódio 2.

Darkhold

O livro Darkhold mencionado por Agatha é o mesmo que vemos no seu porão no episódio 7 e também aparece em Agents of SHIELD e Fugitivos. Nos quadrinhos, ele foi criado por Chthon, que usou Wanda para invadir a Terra.

Mago Supremo

Agatha diz que o poder da Feiticeira Escarlate é superior ao do Mago Supremo. Atualmente, a Terra está sem um Mago Supremo, pois a última era a Anciã. Essa pode ser uma das ligações entre WandaVision e Doctor Strange in the Multiverse of Madness.

Ralph

Finalmente descobrimos a identidade de Ralph, o marido de Agnes/Agatha. Ele é interpretado por Evan Peters, acabando com a teoria de que a chegada do personagem seria o início do multiverso, trazendo os X-Men da Fox.

Moradores de Westview

Os moradores de Westview dizem que o luto de Wanda está envenenando-os, assim como sentem seus pesadelos quando dormem. É a mesma forma como Monica disse que se sentia após sair do Hex.

Oz: Mágico e Poderoso

O filme Oz: Mágico e Poderoso está sendo exibido nos cinemas. O longa é dirigido por Sam Raimi, que vai comandar Doctor Strange in the Multiverse of Madness.

Campo de força

O campo de força criado por Wanda para proteger sua família é um dos poderes da personagem nos quadrinhos.

Os Incríveis

A cena em que Wanda, Visão, Billy e Tommy se preparam para enfrentar a SWORD e Agatha é uma referência ao momento em que a família Pêra de Os Incríveis se prepara para enfrentar Syndrome e seus robôs. Lembrando que Os Incríves estava sendo exibido nos cinemas no episódio 6.

Tommy

A cena em que Tommy usa sua velocidade para roubar um chapéu e os óculos de um agente da SWORD é uma referência à cena de Pietro em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Monica

Monica usar seu corpo para proteger Billy e Tommy das balas de Hayward é uma de suas habilidades nos quadrinhos.

Memórias

Quando o Visão Branco recupera suas memórias, vemos vários momentos do MCU, incluindo cenas de Vingadores: Era de Ultron, Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita.

I am Iron Man

Depois que o Visão Branco recupera suas memórias, ele diz “I am Vision/Eu sou o Visão”. Essa é uma homenagem à fala “I am Iron Man/Eu sou o Homem de Ferro”, levando em conta que ele começou como Jarvis.

Manipulação de mente

A forma como Wanda manipula a mente de Agatha remete ao que ela fez com os Vingadores em Era de Ultron.

Aprendendo com Agatha

Na série, Wanda agradece à Agatha pela lição sobre as runas. Nos quadrinhos, a vilã é responsável por treina a Feiticeira Escarlate no controle da Magia do Caos.

O novo visual

A cena em que Wanda consegue seu visual oficial de Feiticeira Escarlate é exatamente como na visão do Episódio 8, quando ela entrou em contato com a Joia da Mente pela primeira vez.

Joias do Infinito

Wanda explica para Visão que ele é uma parte da Joia da Mente que vive nela. Isso significa que, mesmo que as joias tenham sido destruídas em Vingadores: Ultimato, parte de seu poder ainda está dentro de Wanda.

Lágrima

A cena em que Visão aparece chorando é uma referência direta à HQ Avengers #58, chamada “Even Androids Can Cry” (Até Androids podem chorar). Nos quadrinhos, ele chora porque os Vingadores o aceitam como um ser humano que merece respeito.

Tanhauser Gate

Na primeira cena pós-créditos, é possível ver que o cinema tem a frase Tanhauser Gate, que faz referência ao monólogo de Roy em Blade Runner. Os dois momentos marcam a despedida de andróides, refletindo sobre sua própria existência.

Nick Fury

Uma Skrull diz para Monica que foi enviada por “um velho amigo da sua mãe”. Na cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa, descobrimos que Nick Fury está no espaço com os Skrulls. A partir disso, podemos esperar o retorno de Monica em Capitã Marvel 2 e Invasão Secreta.

Montanha Wundagore

Na segunda cena pós-créditos, vemos que Wanda está vivendo sozinha em uma montanha. Ela pode ser a Montanha Wundagore, onde Chthon escreveu o Darkhold.

Projeção astral

Wanda usa a mesma técnica de leitura por projeção astral do Doutor Estranho.

Billy e Tommy

Inclusive, a personagem ouve as vozes de Billy e Tommy, então ela deve estar procurando uma forma de trazê-los de volta. Nos quadrinhos, o mesmo acontece e faz com que os gêmeos entrem para a equipe dos Jovens Vingadores.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search