WandaVision | Todas as referências e easter eggs dos dois primeiros episódios

Ontem (15), WandaVision estreou no Disney+, com um episódio duplo – leia nossas primeiras impressões. Como toda produção da Marvel Studios, o seriado contou com diversas referências aos quadrinhos e filmes. Separamos abaixo os principais:

O número da casa

Na HQ Visão, de 2016, o personagem cria uma família e tenta viver uma vida normal, semelhante ao que acontece em WandaVision. Nos quadrinhos, o número da sua casa é 616, fazendo menção à Terra 616, o universal principal dos quadrinhos da Marvel. Já na série, Wanda e Visão vivem na casa número 2800, podendo ser uma referência à realidade que os dois vivem agora.

A Feiticeira

A forma como Wanda usa sua habilidade de telecinese é uma referência à série A Feiticeira. Inclusive, a supervisora de efeitos visuais de WandaVision, Tara DeMarco, disse que os cineastas estudaram os efeitos especiais manuais e os primeiros efeitos visuais de cinema e televisão de cada época. Entre eles, adereços suspensos, cortes manuais de filme e efeitos de retrocesso:

“Usamos tecnologia contemporânea para ajudar a remover os cabos e suavizar os cortes, mas muitos dos efeitos foram feitos na frente das câmeras.”

“Meu marido e sua cabeça indestrutível”

Quando Wanda levita um prato na cozinha, ela acaba acertando a cabeça de Visão acidentalmente, quebrando o prato. Ela então diz “Meu marido e sua cabeça indestrutível”. Essa frase é uma referência ao momento em que Thanos retira a joia da mente da testa de Visão, mostrando que sua cabeça não é tão indestrutível assim.

Calendário

O primeiro episódio da série se passa no dia 23 de agosto. A data faz referência à HQ Vingadores #238, onde o personagem é reativado.

A gravata de Visão

A gravata de Visão no primeiro episódio possui um padrão peculiar formado por losangos. Na HQ Visão, de 2016, o personagem também usava uma grava com um símbolo parecido. Portanto, ele pode ter um significado maior revelado nos próximos episódios.

A torradeira Stark

No comercial do primeiro episódio, é apresentada a ToastMate 2000, uma torradeira feita pelas Indústrias Stark. O curioso é que ela possui um bipe vermelho que fica piscando, enquanto todo o resto da cena é em preto e branco, além de ter como slogan “Esqueça o passado. Este é seu futuro”. Além das sutilezas sobre o MCU, o momento conta com um trauma de Wanda. Em Era de Ultron, ela diz que seu prédio foi destruído quando tinha 10 anos e ficou presa com seu irmão Pietro nos escombros por dois dias. A única coisa que eles podiam ver era uma bomba não explodida das Indústrias Stark.

A saudação tradicional sokoviana

Quando o Sr. e a Sra. Hart chegam na casa de Wanda e Visão, há um mal-entendido, onde Wanda tenta surpreender o marido. A tal “saudação tradicional sokoviana” é uma brincadeira divertida no episódio, mas contém uma referência a Era de Ultron. Wanda atacou os Vingadores usando seus poderes para manipulá-los. Isso era feito usando um gesto parecido, como mostra a imagem acima.

Maison du Mépris

O vinho que Wanda escolhe para servir os Harts chama-se Maison du Mépris (Casa do Desprezo, em tradução livre). O nome faz alusão à HQ House of M (Dinastia M, no Brasil), um evento da Marvel Comics em que a Feiticeira Escarlate cria sua própria realidade.

Abe Brown

Nos créditos finais, podemos ver que Abe Brown é o diretor do programa. O personagem apareceu em Homem-Aranha: De Volta ao Lar como um aluno da Escola de Ciência e Tecnologia de Midtown, junto com Peter Parker. Ele sobreviveu ao estalo de Thanos.

S.W.O.R.D.

Também é durante os créditos que percebemos que a organização secreta S.W.O.R.D. está monitorando Wanda e Visão. Nos quadrinhos, ela protege a Terra de ameaças extraterrestres. Na série, a sigla foi alterada para “Divisão de Resposta de Observação de Arma Senciente” em vez de “Departamento de Observação e Resposta de Mundo Senciente”, sendo responsáveis por monitorar super-humanos.

É possível que os nomes dos créditos sejam de membros da SWORD. Abe Brown pode ter se formado após o salto temporal de Vingadores: Ultimato e entrado para a organização.

Camas separadas

Uma referência à sitcom I Love Lucy, pois os personagens Lucy e Ricky também dormiam em camas separadas por conta das regras de censura da época.

Westview

Na abertura em animação do segundo episódio, vemos o slogan de Westview: “Home It’s Where You Make It” (Lar é onde você cria). Isso pode ser um easter egg para o fato de que a própria Wanda criou Westview.

Ceifador e Sparky

Ainda na abertura, é possível notar mais referências à HQ Visão quando o personagem atravessa o chão. Vemos ossos, que remetem ao cão Sparky, e um capacete que lembra o vilão Ceifador.

Bova e Agatha Harkness

A abertura também possui mais dois easter eggs. Um é o Bova Milk, que faz referência à vaca mutante transformada por um cientista louco chamado High Evolutionary. Ela era babá de Wanda e foi parteira no nascimento de Pietro e Wanda.

O segundo é o Auntie A’s, que faz alusão à personagem Agatha Harkness, uma feiticeira poderosa dos quadrinhos que costuma ser chamada de Tia Agatha e tem um gato preto chamado Ebony. Há teorias de que Agnes seja essa personagem.

Whizzer

A abertura termina com Wanda e Visão em casa, com um objeto na esquerda bem curioso. Ele lembra o personagem Whizzer, que também possui asas na cabeça e um “W” no peito.

Helicóptero

Uma das sequências misteriosas do segundo episódio tem ligação com um helicóptero de brinquedo que Wanda encontra. É curioso que ele seja colorido, enquanto o mundo seja em preto e branco, além dele ter as cores do Homem de Ferro, assim como a logo da SWORD. Segundo teorias, ele pode ter ligação com a personagem Monica Rambeau, que se apresenta como Geraldine, pois ela aparece apenas depois que o helicóptero é introduzido. Também há especulações de que o brinquedo seria um helicóptero real que tentou entrar em Westview.

Jimmy Woo

Outro momento que chama atenção é a cena do rádio. Ouvimos alguém chamar por Wanda e perguntar: “Quem está fazendo isso com você, Wanda?”. Essa é a voz de Jimmy Woo, um agente do FBI interpretado por Randall Park, que fez uma participação em Homem-Formiga e a Vespa. Aparentemente, agora ele está trabalhando para a SWORD. A transmissão de rádio se repete no final do episódio.

“O Diabo está nos detalhes”

Na cena em que Wanda conhece Dottie, a personagem diz que “O Diabo está nos detalhes”, enquanto Agnes responde “Não é o único lugar em que ele está”. Mesmo que a fala seja usada de maneira cômica, ela também pode ser uma referência ao vilão Mephisto, a versão da Marvel do Diabo e do Senhor do Inferno. Nos quadrinhos, a loucura da Feiticeira Escarlate foi amplificada pelo demônio, que queria causar o caos na Terra. Wanda, acidentalmente, reaproveitou pedaços da alma quebrada de Mephisto, quando reescreveu a realidade, para ter filhos nos quadrinhos. Já na série, o episódio termina justamente com Wanda grávida.

Strucker

No comercial do segundo episódio, conhecemos o relógio Strucker, que faz referência ao vilão Barão von Strucker e possui até a logo da Hydra. Ele foi responsável por fazer experimentos com Wanda e Pietro.

Outro detalhe é que o relógio está parado em 2:42. Em Vingadores #242 o corpo de Visão é reparado depois de ser desativado. Esta mesma edição apresenta Monica Rambeau e Feiticeira Escarlate, a última voltando aos Vingadores.

Provavelmente, os comerciais dos próximos episódios também terão menção a algum trauma de Wanda, como a morte de Mercúrio.

Glamor e Ilusão

Durante o show de talentos de Westview, Wanda e Visão usam os nomes artísticos Glamor e Ilusão. Eles fazem referência ao casal de mágicos dos quadrinhos Glynis e Ilya Zarkov, que usavam esses mesmos nomes.

Gravidez

No final do segundo episódio, descobrimos que Wanda está grávida. Nos quadrinhos, Wanda utiliza energia mágica para dar origem aos gêmeos Tommy e Billy.

AIM

O segundo episódio ainda contou com a presença de um apicultor misterioso surgindo do esgoto cercado por abelhas e com a logo da SWORD nas costas. Nos quadrinhos, o uniforme lembra o mesmo usado pela AIM, um grupo de supercientistas que querem dominar o mundo e estabelecer uma tecnocracia. No MCU, o grupo foi fundado por Aldrich Killian, que aparece em Homem de Ferro 3. Eles também foram referenciados nos trailers de Viúva Negra fazendo experiências com Yelena Belova.

Sobre o Autor /

Formado em Cinema e Publicidade na PUC-Rio, colab do TechTudo, maquinista do Trem do Hype.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search