Amazon Studios | Novos talentos são anunciados em painel do Rio2C

Na última quinta (28), o Amazon Studios realizou um mega painel no Rio2C 2022, apresentando seus novos talentos e as próximas produções da plataforma. A própria assistente digital da empresa, a Alexa, chamou ao palco a Head de Conteúdo Original no Brasil, Malu Miranda, que explicou a diferença entre o Amazon Studios e o Prime Video: o primeiro produz todo o conteúdo original brasileiro para o canal, o Prime Video, que distribui para todo o Brasil e pelo mundo afora.

A assinatura Prime foi lançada no país em setembro de 2019 e em apenas dois anos e meio foram desenvolvidas mais de 20 produções originais brasileiras, filmadas em 14 estados e com talentos de 12 estados diferentes. Outro ponto que vale ressaltar é que 70% desses projetos foram dirigidos por mulheres.

Novos talentos

Os primeiros talentos que subiram ao palco foram Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, que já estão desenvolvendo vários projetos na Amazon. Em 2021, Lázaro filmou o filme Um Ano Inesquecível – Outono, que será dividido em quatro partes e é baseado no livro homônimo de Paula Pimenta. Neste momento ele desenvolve outros cinco projetos (uma série, dois filmes, um programa como apresentador e outro que ainda não possui formato definido).

Já Ingrid fez uma participação na série A Eleita, estrelada por Clarice Falcão, e vai apresentar um reality show sobre signos e casais. Ao ser perguntada pelo motivo de ter escolhido a Amazon, a atriz ressaltou a valorização de suas ideias e seu conteúdo:

“Quando você me ligou e eu perguntei: ‘o que vocês querem de mim, Malu?’. Eu imaginei que vocês fossem falar De Pernas Pro Ar 4, Loucas Pra Casar 5, Fala Sério, Mãe 9… Aí você falou assim: ‘o que você quer fazer?’. Aí eu falei: ‘ela tá me perguntando o que eu quero fazer! Meu Deus!’. O ‘ouvir’ talvez seja um motivo do qual eu tenha vindo pra cá. E também porque você se interessou muito mais pelo meu conteúdo do que pelo meu número de seguidores.”

Ingrid também falou sobre a diferença entre criar para a TV aberta e para o streaming:

“A gente aqui tem um total domínio sobre o nosso conteúdo. […] As nossas ideias aqui são completamente ouvidas. Fora que a gente pode fazer cena de sexo sem sutiã, né?”

Durante o painel, também foram anunciados três novos talentos do Amazon Studios: Susana Garcia, Adriana Falcão e Fabiana Karla.

Dom

Em seguida, foi a vez de falar da nova temporada de Dom com o showrunner e diretor Breno Silveira e o protagonista Gabriel Leone. No primeiro ano, mais da metade da audiência veio de fora do Brasil, fazendo sucesso na Índia e nos EUA. A segunda temporada já teve suas filmagens concluídas, passando por Uruguai, Amazônia e Espírito Santo. Breno garante que a escala será ainda maior, com um caráter cinematográfico:

“É importante diferenciar as séries novas do que a gente via há muitos anos. Eu acho que Dom tem essa cinematografia por trás. Nada é pequeno, nada é simples de fazer. E eu acho que o nosso público merece.”

Manhãs de Setembro

O diretor e showrunner Luis Pinheiro e a roteirista Alice Marcone falaram sobre a segunda temporada de Manhãs de Setembro, outro sucesso brasileiro da plataforma. Alice adiantou o que podemos esperar da continuação:

“A gente segue mergulhando no nosso tema central, só que agora Cassandra vai perceber que ela não é só mãe de Gersinho, que ela foi geradora de uma família, mas ela vai ter que se ver com a família da qual ela vem. Um tema bastante complexo para pessoas LGBTQIA+, especialmente para pessoas trans. E a gente vai entender coisas muito importantes da nossa personagem ao conhecer o pai dela, interpretado pelo maravilhoso Seu Jorge.”

Luis contou que o elenco inclui nomes como Samantha Schmütz, em seu primeiro papel de drama, Ney Matogrosso, Mart’nália, Karine Teles, Gustavo Coelho, Gero Camilo e Paulo Miklos.

Caravana das Drags

O Líder Executivo Criativo de Não-Ficção do Amazon Studios, Glauco Sabino, falou sobre a série Caravana das Drags. O projeto é a primeira competição de drags feita no Brasil e vai passar por oito estados. A apresentação é de Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi.

“A gente quis fazer uma coisa muito diferente, que é tirar essa competição de dentro do estúdio e levar pras ruas, pras praças, e mostrar um pouco dessa cultura drag de cada cidade que a gente vai passar.”

Novela

As diretoras Renata Pinheiro e Gigi Soares e o showrunner João Falcão contaram como vai funcionar a dinâmica do projeto Novela. Apostando na metalinguagem, a protagonista, vivida por Mônica Iozzi, fica presa dentro de uma novela com seu antagonista, interpretado por Miguel Falabella. O elenco ainda conta com Herson Capri e Yara de Novaes.

“É novela e é série, gente. […] O nosso maior desafio era esse: como a gente vai trazer esses dois mundos e fazer com que eles passem para o espectador sem faltar. Ao mesmo tempo que o espectador identifique imediatamente, no primeiro frame, que da vida real foi pra novela.”

Amar é Para os Fortes

Baseada no álbum do Marcelo D2, a série Amar é Para os Fortes foi apresentada pelas diretoras Kátia Lund e Yasmin Thayná, que falaram sobre a importância do tema do projeto:

“A gente tem uma temática social, racial, muito importante, que a gente precisa discutir. Uma temática global que acontece nas diásporas negras e em várias partes do mundo com várias pessoas, principalmente meninos e homens negros. Então a gente tem uma temática muito importante, mas também tem resistência. Tem família, tem busca por justiça e mostra como que a gente é ativo também.”

Cangaço Novo

O diretor Fábio Mendonça e o ator Allan Souza Lima falaram sobre a nova série de ação do Amazon Studios, Cangaço Novo. A produção foi filmada por sete meses no sertão da Paraíba com um elenco 90% nordestino. Fábio fala sobre a temática da família na trama:

“Apesar de ser uma série de ação, a gente fala de família, a gente fala de um drama. A gente fala de sentimentos muitos profundos do personagem que o Allan faz. E de uma descoberta onde acho que qualquer pessoa do mundo se identificaria, que é conhecer uma nova família.”

Portal de submissões

Por fim, Malu Miranda anunciou o portal de submissões do Amazon Studios e Prime Video Brasil, onde será possível enviar projetos para a plataforma:

“Toda vez que você sonha e tem um projeto, a gente quer democratizar isso. Você não precisa conhecer alguém, pra conhecer alguém… […] Você se inscreve e coloca seu projeto lá. E eu acho que isso vai ajudar a vida de todo mundo. Vai melhorar nossos tempos de avaliação e vai melhorar a ansiedade de todos os criadores de conteúdo.”

Rio2C 2022 acontece na Cidade das Artes, entre os dias 26 de abril e 1º de maio.

Foto: Felipe Panfili (Filmart Media)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search