Candelária | Netflix anuncia minissérie em painel do Rio2C 2022

Na última quarta (27), a Netflix realizou um painel no Rio2C 2022, o maior encontro de criatividade da América Latina. Na ocasião, a plataforma aproveitou para anunciar sua nova produção original, que abordará a Chacina da Candelária sob um novo olhar.

O showrunner Luis Lomenha deu detalhes sobre a produção, que já está sendo desenvolvida há dois anos. Ele explica que foi um desafio muito grande ressignificar um fato trágico. Para isso, vai misturar realismo, fantasia e afrofuturismo como uma inovação estética:

“A gente tem a série sobre a Candelária, o Massacre da Candelária, mas não espere assistir corpos negros no chão, violência extrema. A gente vai contar isso de uma forma completamente diferente. […] Não é uma série que tá presa no tempo de 1993. É uma série que poderia ser feita hoje porque isso não parou. A gente não para de assistir na TV, nos jornais. Nosso desafio é fazer diferente da forma que a TV e os jornais mostram esses corpos. Eu venho da fantasia, do realismo mágico e o nosso desafio é misturar esses gêneros e trabalhá-los da forma mais rica, mais verdadeira possível.”

A minissérie de quatro episódios terá vários protagonistas, interpretados por jovens negros que ainda não atuaram no mercado audiovisual. Eles foram selecionados após cinco meses de parceria com diversos grupos artísticos da periferia do Rio de Janeiro. Além disso, Lomenha conta que alguns dos sobreviventes da chacina ajudaram a contar a história:

“O mais interessante disso é que a gente não partiu de um lugar vazio. […] A gente trouxe esses, hoje, homens e mulheres, que foram crianças naquela época, e que narraram pra gente uma visão completamente distinta da visão vertical que a sociedade tinha deles. E é nessa visão que a gente se prendeu pra construir nossa trama. O olhar da infância sobre uma cidade vertical.”

O projeto é dirigido por Marcia Faria e Luis Lomenha, que também assina o roteiro ao lado de Dodo Azevedo, Igor Verde, João Santos, Luh Maza e Renata Di Carmo.

Candelária estreia em 2023 na Netflix.

Rio2C 2022 acontece na Cidade das Artes, entre os dias 26 de abril e 1º de maio.

Foto: Felipe Panfili (Filmart Media)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search