Copa do Mundo 2022 | Globo anuncia novidades nas transmissões

Na última sexta (29), a Globo realizou um painel especial no Rio2C sobre a Copa do Mundo 2022. A apresentação contou com a presença do Diretor de Esportes da Globo, Renato Ribeiro, além dos narradores Galvão Bueno e Renata Silveira.

Galvão Bueno

Neste ano, Galvão estará narrando sua 13ª Copa do Mundo e sua 10ª final, além de ser sua última cobertura pela Globo. Quando perguntado sobre a importância do evento, ele diz que para comunicadores, narradores e apresentadores, nada é mais importante do que uma Copa do Mundo:

“É o momento em que todos, praticamente, se unem a uma só torcida. Porque a seleção brasileira de futebol não pertence ao presidente da CBF, que escolhe um técnico. Nem ao próprio técnico que escolhe 23 ou 26 jogadores. Ela pertence ao povo brasileiro. Então é um momento de grande brasilidade, de grande união, de grande força, de grande torcida.”

Desta vez, o evento esportivo acontecerá entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro no Catar. Galvão falou sobre as particulares da competição este ano, como o fato do tamanho do país facilitar a locomoção dos times, além da época excepcional:

“Será a Copa de mais intensidade já jogada até hoje. Quando a Copa é jogada em junho, começo de julho, esses jogadores vêm de final de temporada. Eles vêm meio estourados, mesmo que não estejam machucados. Tem a musculatura, o cansaço, o cansaço mental, a cabeça. E aquilo que seria as férias pra eles já é a Copa do Mundo. Agora não. Eles vão estar com dois meses de atividade quando chegarem na Copa do Mundo. Ou seja, todo mundo vai chegar voando.”

Renata Silveira

Além de Galvão Bueno, outro nome confirmado nas narrações dos jogos da Copa do Mundo na TV Globo é Renata Silveira. Sua carreira teve início em 2014, com o concurso Garota da Voz, da Rádio Globo. Ela conta sobre a importância de se tornar referência para outras mulheres:

“Eu, provavelmente, não imaginei me tornar uma narradora muito pelo fato de nunca ter visto uma mulher narrando. As minhas referências dentro do jornalismo eram as repórteres, as apresentadoras, nunca uma narradora. Nunca tinha ouvido uma mulher narrando. E agora as meninas podem ligar a televisão e ouvir uma voz feminina. Ver que também é uma possibilidade, que a mulher também pode narrar. […] É o que me motiva sempre a continuar firme, porque as próximas gerações estão chegando aí e vão vir fortes.”

Novidades nas transmissões

Renato contou como vai ser a transmissão dos jogos da Copa do Mundo na Globo: na TV aberta serão 56 jogos e toda noite haverá um programa resumindo os principais momentos. O elenco será divulgado em breve e será um mix de pessoas do esporte e dos estúdios Globo.

No Sportv serão transmitidos todos os 64 jogos, além dos programas Troca de Passes, Seleção e Tá na Copa, o último apresentado por Magno Navarro e Igor Rodrigues. O canal fechado ainda terá transmissões em 4K, disponíveis para assinantes do Globoplay + canais e parceiros de distribuição do Sportv na TV por assinatura. Outra novidade é o recurso Multiângulo, em que será possível ver lances importantes do jogo podendo escolher a câmera e o ângulo.

O painel ainda contou com o anúncio de que Thiago Leifert vai narrar os jogos da Copa do Mundo com transmissão no Sportv 2 e Globoplay para não-assinantes. Será um jogo por dia e haverá a participação de outros grandes nomes ligados ao futebol e ao entretenimento.

Eu amo a Copa do Mundo. Decidi ser jornalista e seguir carreira na televisão aos 14 anos, na Copa de 1994. Depois, na Copa de 2010, a ‘Central da Copa’ mudou a minha vida e, por causa dela, eu segui caminho no entretenimento. A Copa é muito importante pra mim, pessoal e profissionalmente. Eu estava louco de vontade de fazer alguma coisa na Copa do Mundo e estou muito de feliz de estar de volta, pelo menos durante o Mundial.”

Rio2C 2022 acontece na Cidade das Artes, entre os dias 26 de abril e 1º de maio.

Foto: Felipe Panfili (Filmart Media)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado

Start typing and press Enter to search